SEMANA DE AÇÕES DA TERRA - AMOR E CIDADANIA

Neste domingo (12/09) a Fundação Terra encerrou seu ciclo semestral da Semana de Ações da Terra. A ação é um evento que a Fundação Terra realiza duas vezes ao ano oferecendo diversos serviços públicos nas áreas de saúde, assistência social, educação e projetos culturais.

Neste ciclo, o evento ocorreu durante a semana de aniversário da Fundação Terra, que completou 37 anos no dia 8 de setembro, unindo as duas programações em uma grande celebração pública nas zonas urbana e rural de Arcoverde.

Na área da saúde, a Fundação Terra ofereceu serviços de saúde bucal, com o rastreamento e busca ativa de lesões para a prevenção do câncer de boca; atendimento psicológico ao Grupo de Mulheres; avaliações ergonômicas e fisioterapêuticas; consulta médica e dermatológica; atendimento odontológico; consultas médicas para as crianças, buscando o diagnóstico precoce do câncer infantil em parceria com o Instituto do Câncer Infantil do Agreste.

Na área da educação, foram realizadas palestras sobre biblioteconomia, com a participação da Dra. Wilma; plantio de 37 mudas de árvores nativas, em homenagem ao aniversário da Fundação Terra; apresentações de tênis, futsal e jiu-jitsu com os estudantes da Pax Christi Schola Urbana e Rural; Projeto Leitores da Terra, com entrega de sapateiras à FUNASE, Mens Sana e Casas da Terra.

Como assistência social, a Fundação Terra distribuiu cestas básicas para 350 famílias na zona rural de Arcoverde, e para 400 outras em Maracanaú-CE, Região Metropolitana de Fortaleza; foi realizado dois dias de rodas de conversas por meio da ‘Tenda da Terra’, para conversar com movimentos comunitários, conselhos municipais, movimentos ativistas, SESC e população em geral sobre o tema “Comida no prato: um direito de todos?”; também foi reservado um dia de programação inteiramente reservada aos idosos acolhidos no ILPI Domus Christi, com música, palestras, alongamentos, cuidados com a pele e por fim uma sessão de autógrafos com a Promotora de Justiça Dra. Judith Borba, Vice-Presidente do IPETI.

Apresentações culturais também foram realizadas com o grupo Maracatu Sinhá da Terra; pelo Grupo Muzenza de capoeira; alvorada com os músicos da Fundação Terra e da Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte; apresentação do Quinteto Sons da Terra; o espetáculo “O Mágico de Nós” com os estudantes da Pax Christi Schola; e o grupo de Samba de Coco da Terra.

Ainda como parte da programação, a Fundação Terra realizou a live “A Importância da LGPD”, sobre a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que contou com a presença de ilustres conhecedores do assunto e o Encarregado de Dados da Fundação Terra.

Além de tudo isso, a Fundação Terra colocou vários estandes na Praça Winston Siqueira, mostrando parte de seus projetos e oferecendo alguns produtos orgânicos cultivados pelos participantes dos Quintais Produtivos, de agricultura orgânica e geração de renda para a população rural da Malhada; e também para a venda de artigos de costura confeccionados pelo Grupo Artes da Terra.

Assim servindo aos pobres, a Fundação Terra completou seus 37 anos.