Acessar plataforma de ensino Formação

Plataforma da Terra

Plataforma de Ensino a Distância “Fundamentos da Terra”

A Plataforma da Terra é um instrumento de formação e informação dos Grupos da Terra. Forma porque auxilia à vivência da fé que temos a partir do carisma que abraçamos. Informa porque dá o conhecimento do que constitui esta Obra. A plataforma foi discutida, pensada, planejada por pessoas que têm conhecimento técnico – operacional –, bem como espiritual e destina-se tanto aos iniciantes nos Grupos da Terra quanto aos que pensam em uma consagração à Deus nessa Obra.

Um(a) consagrado(a) é, potencial ou efetivamente, um formador. Precisamos de pessoas que conheçam e vivam o carisma da Terra e que transmitam-no aos seus irmãos e irmãs. O nosso carisma “revelar o Pai como Cristo nos revelou, segundo as necessidades do tempo”.

No que concerne à vivência de um carisma, é preciso conhecê-lo para vivê-lo. Pois, como se vive o que não se conhece? E como conhecer sem amar? Portanto, sem amor ao que se queira conhecer, não se vive correlativamente ao que se viveria se conhecesse. Conhecimento é mediação para a vivência. Dizer o contrário, significa por-se na negação do que se afirma.

Nem só pelo conhecimento teológico se ordena um padre; todavia, padre algum se ordena sem esse conhecimento. De igual maneira, há que se conhecer os escritos do Fundador que tratem do Espírito da Obra a que se queira levar adiante. Não se trata de se medir “espiritualidade de alguém”, mas de se permitir ser instruído em um conhecimento. Espiritualidade não se mede; vive-se. Conhecimento adquire-se. Ambos vivem segundo o princípio da complementariedade e não da exclusividade. É mediação para se conhecer o que fundamenta um carisma. Aceitar ou não é decisão pessoal, assim como é pessoal toda a relação nossa com Deus.

A Plataforma da Terra versa sobre os Escritos de Fundação do Carisma que norteia os Grupos da Terra, quer para os iniciantes quer para os que se propõem à consagração. Na plataforma, o espírito das Obras da Terra é apresentado amplamente a todos em qualquer Estado da Federal onde haja grupos da Terra e no exterior.

É preciso apropriar-se do conhecimento do carisma, isto é, assimilá-lo, fazê-lo seu em seu modo de vida. Isto nos dá base de sustentação. Os escritos contêm a verdade do carisma que abraçamos. Ao desconhecê-los, o que restará à Obra? Conhecer para vivenciar é preciso. Viver o carisma, amá-lo e vivêlo decorrem de conhecê-lo.

Desejaria que pensassem a respeito e que tivessem no coração a Plataforma dos Grupos da Terra como uma necessidade para nós. Ela existe para informar e ser auxílio na formação de todos os que dessa Obra fazem parte.

Ficaria satisfeito se tivesse sido preciso no que diz respeito ao lugar da Plataforma entre os que fazem parte das Obras da Terra.

Peçam a Jesus por mim e por toda a Obra da Terra.
In Christo Iesu.
Pe. Airton

Etapas Formativas Oferecidas via Plataforma da Terra

Aspirantado - Conhecendo a Terra
Início em Março e Setembro de cada ano, com duração de três meses.

Postulantado - Em Vista da Consagração, Ano I
Início em Fevereiro de cada ano, com duração de dez meses.

Discipulado - Em Vista da Consagração, Ano II
Início em Fevereiro de cada ano, com duração de dez meses.

Discipulado - Em Vista da Consagração, Ano III
Início em Fevereiro de cada ano, com duração de sete meses.

Contatos Plataforma de Ensino Fundamentos da Terra

- Plataforma on-line: http://fundacaoterra.org.br/ead