Fundação Terra

Áreas de Atuação

Educação

As escolas da Fundação Terra promovem uma educação que entende que as crianças, as famílias, a escola, a comunidade e a sociedade civil são corresponsáveis pelo desenvolvimento integral das crianças, em um processo contínuo e compartilhado. Para atender ao desafio da intersetorialidade entre a educação e as ações sociais, a Fundação Terra, em 2018, definiu como estratégia a articulação entre as áreas da Educação e do Social. Sendo assim, a área Social passou a ser a porta de entrada para as ações dos projetos institucionais, uma vez que promove o acesso das famílias aos diversos programas e projetos internos e à rede socioassistencial dos municípios de Arcoverde (PE) e Maracanaú (CE). Atualmente, três escolas e duas creches são mantidas pela instituição, proporcionando às crianças apoio emocional, intelectual, espiritual e social, tendo como diferencial Psicomotricidade Relacional. No ano de 2018, 97 crianças participaram de atividades psicomotoras e a experiência da organização foi apresentada no III Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional, realizado em Curitiba, no Paraná. Na Fundação Terra, as crianças vão à escola de segunda-feira à sexta-feira, em horário integral, e recebem cinco refeições diárias. Além da escolarização formal, a comunidade tem acesso à atividades complementares, tais como música, artes cênicas, dança, esportes e artes marciais. Até 2018, eis os números da Fundação Terra.

Creche: Nas creches Pax Christi Schola (Arcoverde) e Pleno Viver (Maracanaú), as crianças participam de atividades que desenvolvem suas aptidões afetivas, interativas e cognitivas. Também são promovidos desafios corporais, exploração dos ambientes, identidade, autonomia e linguagens. No total, são 226 crianças atendidas diariamente em horário integral, de 4 meses a 3 anos e 11 meses, em Arcoverde e Maracanaú.

101 crianças nas creches da Pax Christi Schola

125 crianças na Creche Pleno Viver

Pré-Escolar: Esta é a primeira etapa obrigatória pelo MEC no ingresso da vida escolar. O objetivo das escolas da Fundação Terra é fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, com respeito às suas características individuais, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade. As atividades promovem o desenvolvimento de expressão e comunicação, através da utilização de linguagens múltiplas como meios de socialização, informação, percepção estética e compreensão do mundo. Nas duas unidades da Pax Christi Schola, são atendidas 208 crianças, na faixa etária de 4 a 5 anos.

208 crianças no Pré-Escolar

Ensino Fundamental I: O ensino oferecido pela Pax Christi Schola, na área rural de Arcoverde, proporciona às crianças o desenvolvimento da escrita e da leitura, a aquisição de diferentes competências e o preparo para o próximo ciclo, de modo que as crianças se tornem mais autônomas e protagonistas de sua vida. Durante o ano de 2018, a escola da área rural ampliou as atividades no contraturno. A educação proporcionou mais do que o currículo formal básico e promoveu atividades capazes de ampliar o conhecimento e a visão de mundo das crianças, com ações direcionadas para a cultura, o esporte e a tecnologia. Na unidade, foram atendidas 129 crianças de 6 a 10 anos.

129 crianças no Ensino Fundamental

Atividades Complementares: Em 2018, a Pax Christi Schola adotou a jornada escolar no contraturno, promovendo oportunidades educativas para as crianças e os adolescentes da escola e da comunidade. Foram realizados projetos de música (173), artes marciais(133), informática (348), xadrez(129) e danças populares (72).

855 crianças e adolescentes nas Atividades Complementares

Biblioteca Notre Dame: Além de atender os estudantes da Pax Christi Schola, a biblioteca está aberta à comunidade tanto na área urbana como na rural. Em 2018, foram realizada a disponibilização de 1.191 empréstimos de livros e DVDs, oficinas de leitura, mapas geográficos, pesquisas online, cineteca, exposições, jogos, contações de histórias, artes cênicas e programação de férias.

Cursos profissionalizantes: Em 2018, a Fundação Terra certificou 314 jovens e adultos, em parceria com o Senai-PE, em Arcoverde. Em parceria com a M. Dias Branco, a unidade Maracanaú certificou 15 mulheres da comunidade do Alto Alegre II no curso de Gastronomia. Eis os cirsos oferecidos: soldagem industrial, panificação e confeitaria, mecânico de motocicletas, mecânico de motor ciclo otto, marcenaria e eletricista de automóveis.

329 pessoas certificadas nos Cursos Profissionalizantes em Arcoverde e Maracanaú

Saúde

A Fundação Terra desenvolve ações de prevenção, reabilitação e proteção à saúde humana.

Mens Sana: Em funcionamento desde 2012, o Mens Sana é o primeiro centro de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual de Pernambuco credenciado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Mens Sana atende, gratuitamente, pacientes que sejam moradores da região que abrange 35 municípios que compõem a VI Gerência Regional de Saúde (VI Geres) de Pernambuco. O centro oferece tratamento em fonoaudiologia, fisioterapia de solo e aquática, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, enfermagem, reabilitação visual e auditiva, além de acompanhamento médico especializado (ortopedista, neurologista e neuropediatra) e serviço social. Quando necessário, os pacientes também recebem, gratuitamente, órteses e próteses. Ainda no Mens Sana, outro importante serviço prestado à população é o tratamento de bebês nascidos com microcefalia decorrente da síndrome congênita contraída pelo zika vírus.

71.068 pacientes atendidos no Mens Sana

Semana de Ações da Terra: A cada seis meses, por um período de uma semana, realiza-se um mutirão da saúde para a população atendida pela Fundação Terra. Essa semana de ações conta com a participação de profissionais voluntários de diversas regiões do Brasil e de várias especialidades da saúde, tais como: oftalmologistas, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, cardiologistas, ginecologistas, entre outros. O mutirão acontece na sede da Fundação Terra e no Mens Sana, área urbana de Arcoverde e no Distrito das Umburanas, em Sertânia, divisa de Arcoverde e Buíque, contemplando as comunidades rurais dessa tríplice fronteira.

1.068 atendimentos em saúde nas Semanas de Ações da Terra

I Jornada de Gerontologia: Discorrer sobre a temática do envelhecimento humano, a seguridade social e o trabalho no século XXI foi o principal objetivo da I Jornada de Gerontologia da Fundação Terra, ocorrida em 2018. Durante três dias, cerca de 120 participantes vivenciaram 11 temáticas com a apresentação de trabalhos científicos sobre políticas públicas, envelhecimento no campo e na cidade, espiritualidade, sexualidade, direitos sociais, intergeracionalidade e violência a pessoa idosa.

Social

Em consonância com a Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/93-LOAS) e da Política Nacional de Assistência Social (Resolução 145 de 15/10/2004-PNAS), que considera a Assistência Social um espaço privilegiado para operar benefícios, serviços, programas e projetos de enfrentamento à pobreza, a Fundação Terra tem incluído em suas estratégias a articulação entre o trabalho social e projetos de geração de renda com as famílias. Inclusive, está alinhada ao objetivo primeiro dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas, que prevê até 2030 acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Lar dos Idosos Domus Christi: Resgatar a qualidade de vida e proporcionar um ambiente saudável para 26 idosos são os principais objetivos do Domus Christi (Instituição de Longa Permanência para Idosos). No abrigo Domus Christi, em Arcoverde, atenção especial é destinada à pessoa idosa através de acompanhamento 24 horas, atendimento médico, higienização, fisioterapia, medicação, convívio social e participação em atividades recreativas. Entre as principais atividades realizadas em 2018 estiveram Carnaval, Quaresma, São João, Dia Internacional da Pessoa Idosa e Natal.

26 idosos no Domus Christi

Casas da Esperança: Em 2018, teve início o processo de reestruturação das Casas da Esperança, visando oferecer um melhor atendimento às crianças e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Meninos e meninas foram inseridos em atividades complementares da Pax Christi Schola Rural, no contraturno, permanecendo o dia inteiro na escola e retornando para às casas apenas para pernoitar. Através das ações desse projeto, que contou com o apoio do Programa Criança Esperança da Rede Globo - Unesco, 90 crianças e adolescentes receberam materiais escolares, fardamentos e alimentação, além de contemplar atividades lúdicas, oficinas de arte e cultura, oficina de pães, bolos e confeitaria, palestras educativas, colônia de férias, e acompanhamento psicoterapêutico. Para as famílias, foram realizados acompanhamentos pelo Serviço Social.

90 crianças nas Casas da Esperança

Movimento Comunitário: Em 2018, na área urbana, foi criado o grupo de catadores de materiais recicláveis com 43 integrantes, o grupo de representantes de ruas com 25 membros, o curso de alfabetização para 10 jovens e adultos e a oficina de confecção de artesanatos para a geração de renda de 15 mulheres que participam do grupo Troca de Conhecimentos. Na comunidade do Sítio da Malhada (área rural), foi criado o grupo de 18 que mulheres que participaram das oficinas de cabeleireiro, confeitaria e panificação.

111 pessoas envolvidas no Movimento Comunitário

Artes da Terra: Literatura de cordel, danças populares e os tradicionais grupos de coco de roda são algumas das referências e pluralidade cultural da região de Arcoverde. Para preservar as raízes locais, a Fundação Terra mantém três grupos culturais: Maracatu Sinhá da Terra, Samba de Coco da Terra e o Toque na Lata da Terra. Ao todo, são cerca de 150 crianças, adolescentes e jovens envolvidos diretamente com as atividades. Durante o ano de 2018, o projeto foi viabilizado através do suporte financeiro do Ministério da Cultura via Chesf (Projeto Cultura e Arte por Toda Parte) e da Secretaria de Assistência Social de Arcoverde (Projeto SerTão Artístico e Cultural).

150 crianças e jovens nos projetos culturais em Arcoverde

Renatus: Em 2018, o Centro Renatus de Convivência Esporte, Cultura e Lazer, mantido pela Fundação Terra Maracanaú, atendeu 284 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em atividades esportivas, artísticas e culturais, visando contribuir para desenvolvimento sociocultural e esportivo da comunidade do Bairro Alto Alegre II. No encerramento das atividades anuais dos projeto, foram organizados eventos de jiu-jitsu, performance de freestyle, apresentações de música, teatro, coral e xadrez.

284 pessoas em atividades esportivas e culturais em Maracanaú

Casa da Fraternidade: Em Recife, a Fundação Terra mantém, gratuitamente, a Casa da Fraternidade, na modalidade de república. A casa acolhe 11 jovens do sexo masculino, acima de 18 anos, oriundos de Arcoverde e Sertânia, no Sertão de Pernambuco, que conseguiram ingressar em faculdades e universidades de Recife. O projeto tem o objetivo de garantir moradia, alimentação e infraestrutura adequada a esses estudantes que não dispõem de recursos suficientes para manterem-se durante o período que estiverem vinculados à sua formação acadêmica.

11 jovens na Casa da Fraternidade

C Amor: Ainda em Recife, no bairro Boa Vista, o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor) proporciona cuidados, afeto e esperança aos moradores de rua. Diariamente, 150 pessoas são atendidas nessa casa de abrigo, recebendo alimentação, roupas, calçados e itens de higiene pessoal. Em 2018, o projeto distribuiu 8.306 refeições, e outras 2.245 doações diversas, incluindo kits de higiene, roupas e calçados. Um trabalho de evangelização e alfabetização destinado aos jovens e aos adultos também é desenvolvido no C Amor.

150 pessoas atendidas diariamente no C Amor Recife

Benefícios Eventuais: Em 2018, a Fundação Terra Arcoverde distribuiu mensalmente alimentos e outras doações para 600 famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Banco de Alimentos do Sesc, M. Dias Branco e com o Programa Leite de Todos do Governo de Pernambuco. Em Maracanaú, 200 famílias receberam mensalmente doações de alimentos, materiais de higiene e limpeza, em parceria com M. Dias Branco, Granja Regina, Nossa Fruta, Cartório Albuquerque e com o Mercadinho São Luiz.

6.100 pessoas beneficiadas com ações eventuais