Padre Airton visitará comunidades para partilha de pães e peixes na Páscoa
Celebração da Semana Santa acontece, dia 8 de abril, em Arcoverde, Sertânia, Buíque e Pedra. A partilha, este ano, sofrerá modificação devido à pandemia da Covid-19
O Padre Airton promoverá, no dia 8 de abril, a tradicional partilha de Pães e Peixes, conforme fez Jesus na Semana Santa. O evento será realizado para mais de 2.500 pessoas, distribuindo 3.000 pães e cinco toneladas de peixes para comunidades carentes do Agreste e Sertão de Pernambuco. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, que força o isolamento social mundialmente, a distribuição terá um formato especial, seguindo as recomendações preventivas e restritivas das autoridades sanitárias para evitar aglomerações e, assim, prevenir e conter a disseminação do vírus.
O sacerdote visitará as comunidades carentes, de casa em casa, celebrando simbolicamente a passagem bíblica da multiplicação dos pães e peixes. “Eu passarei pelas ruas mais pobres de Arcoverde e direi com um fone portátil: Aqui é o Padre Airton. Por favor, não saiam de casa. Vou passar com a comida da Semana Santa e deixar em frente de sua casa. Só depois é que vocês poderão abrir a porta, apanhar a comida, entrar e continuar dentro de casa. Não entregarei a ninguém pessoalmente. Deixarei na porta de sua casa para você pegar depois que eu passar”, explica Padre Airton Freire, presidente instituidor da Fundação Terra, sobre a adaptação da partilha para este ano.
Padre Airton lembra o primeiro encontro que deu início à celebração em 1984. “Na Quaresma, uma quarta-feira da Semana Santa, me deram uma latinha de sardinha e um pedaço de pão. Minha casa ficava sempre cheia de pessoas. Quando recebi, as pessoas olhavam para a latinha de sardinha e o pedaço de pão. E não tive se não o que fazer: compartilhar com elas. E daí nasceu, até o dia de hoje, a partilha dos Pães e Peixes, como Jesus fez à beira do Lago de Genesaré, no Mar da Galileia”, recorda.
A partilha de Pães e Peixes será realizada pelo Padre Airton, no dia 8 de abril, às 9h da manhã, em Arcoverde. Em outros municípios, os servos que compõem o Instituto dos Servos de Deus (ISD) farão a partilha em Sertânia, no Sertão do Estado, e em Pedra e Buíque, no Agreste. A celebração tem a missão de fortalecer os laços de afeto e da espiritualidade que unem a instituição e a comunidade atendida.
Para ajudar, as pessoas podem depositar qualquer quantia na conta seguinte bancária:
Airton Freire de Lima
CPF: 138.440.404 -04
Banco do Brasil
Ag. 0068-x
C/C: 6542-0
Associação dos Servos de Deus
CNPJ: 0473.8865.0001/00
Banco do Brasil
C/C: 10.346-2
Agência: 0068-x
Sobre a Fundação Terra
Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão pernambucano, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, centro especializado em reabilitação, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.Há mais de dez anos, as ações da instituição chegaram também a Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), onde está localizada na comunidade do Alto Alegre II. Lá, funciona a creche Pleno Viver e o Centro Esportivo e Cultural Renatus. No estado, uma outra unidade será construída, em Juazeiro do Norte, no Cariri, onde haverá atividades educativas e sociais com crianças e adolescentes.