​Fundação Terra promove corrida para chamar a atenção sobre as doenças raras
Evento será realizado, neste sábado (15), a partir das 17h, em Arcoverde. O trajeto da corrida será de 5 km

A Fundação Terra promove, neste sábado (15), das 17h às 21h, a corrida solidária “Somos todos raros”, evento que chama a atenção para a conscientização sobre a dificuldade que os portadores com doenças raras enfrentam para conseguir um tratamento. Os competidores poderão participar da corrida a pé ou de bicicleta, percorrendo um circuito de 5 km. Os participantes vão iniciar o trajeto na Praça da Bandeira (local de concentração), seguir pela UPAE (Cohab I) e finalizar na Praça da Bandeira.

Antes da largada, a coordenadora do setor de Saúde da Fundação Terra, Liege Nogueira, falará brevemente sobre as doenças raras. Na sequência, a fisioterapeuta Camylla Mergulhão fará atividades físicas para aquecer os participantes. Todos os competidores, ao final da corrida, ganharão uma medalha de participação. Os três primeiros lugares vão receber um troféu simbólico e uma camisa da Fundação Terra. A ideia do evento é exclusivamente participativo.

No total, cerca de 200 pessoas se inscreveram para participar do evento, entre crianças, jovens, idosos, cadeirantes, atletas ou simpatizantes das causas raras. “Todos os profissionais do Mens Sana estarão envolvidos, acompanhando os pacientes e trazendo experiências de outras corridas realizadas no Brasil a fora”, explica Cristiane Damaso, terapeuta ocupacional da Fundação Terra.

Em 2019, a Fundação Terra identificou 66 pacientes com algum tipo raro de doença atendidos no Centro Especializado em Reabilitação Mens Sana, equipamento de saúde que atende moradores de 35 municípios do Sertão de Pernambuco. “Neste ano de 2020, a proposta do Mens Sana é dar oportunidade para que as pessoas em geral saibam dos esforços conjuntos que a instituição desenvolve na busca por dias melhores para nossos raros. Na instituição, atendemos pacientes com diversos distúrbios, como a mucopolissacaridose, lipofuscinose e acondroplasia, por exemplo”, explica Liege. Para chamar a atenção sobre esse assunto, foi instituído o Fevereiro Lilás, mês dedicado à conscientização das doenças raras.

Programação:
17h – Abertura da Arena
17h30 – Atividade física
18h – Largada Corrida de 5 km
19h30 – Início das cerimônias de premiação
21h – Encerramento das atividades

Sobre a Fundação Terra

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, centro especializado em reabilitação, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

No Ceará, a instituição atua em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, nas áreas da educação e da promoção social. Além de atender crianças, adolescentes e jovens em vários projetos, a unidade mantém a Creche Pleno Viver, atendendo a 135 bebês e crianças por dia. Em breve, outra unidade será inaugurada em Juazeiro do Norte, no Cariri.