​Diversidade e discriminação são temas de oficinas do SerTão Artista e Cultural
O bullying nas escolas foi debatido com os participantes do Projeto SerTão Artista e Cultural

No dia 12 de março, quarta-feira, os participantes do Projeto SerTão Artista e Cultural, na área rural de Arcoverde, onde está localizada a Pax Christi Schola. Na ocasiao, as crianças tiveram a oportunidade de conversar sobre um tema extremamente relevante: o bullying nas escolas. O projeto tem patrocínio da Funarte / Ministério da Cidadania, que vem realizando oficinas e debates que fazem parte da realidade das crianças, adolescentes e jovens atendidos.

Através de dinâmicas e jogos pedagógicos, as crianças puderam perceber algo em comum: que todos gostam de ser tratados com respeito. Dessa maneira, “devemos chamar todos pelo seu nome e compreender que cada um tem sentimentos, não fazendo, assim, o que não queremos que façam com a gente”, explicou a psicóloga Jucymara Mascarenhas.
O conteúdo foi passado de forma participativa e com apresentação de slides elucidativos, vídeos e músicas. Foram apresentados conceito, imagens, situações, consequências, sentimentos despertados pelo bullying e claro, as formas de evitá-lo.

Durante o diálogo sobre como podem ajudar a evitar o bullying, o aluno Pedro Gabriel do 2º ano arrematou, dizendo que "quando a gente ver um colega batendo ou xingando outro colega, a gente conversa com ele e explica que isso não é bom, que é bullying e se ele continuar a gente conversa com a professora pra ela conversar com ele".

No bullying, as agressões podem acontecer de forma verbal, física e psicológica, comumente acontecendo as três ao mesmo tempo. As vítimas são intimidadas, expostas e ridicularizadas, podendo trazer consequências por toda a vida. É dever de todos nós, portanto, combatê-lo.