Boi Diamante encanta moradores do bairro de São Cristóvão, em Arcoverde
O desfile aconteceu como parte do calendário de atividades do Projeto SerTão Artista e Cultural

Por Jéssika Bertani

Os moradores do São Cristóvão presenciaram um momento encantador no último dia 2 de outubro. O Boi Diamante, brinquedo popular premiado em vários concursos da categoria em Pernambuco, realizou um cortejo pelas ruas do bairro onde está localizada a sede da Fundação Terra, em Arcoverde. Wilton Freire, idealizador do Boi Diamante e também oficineiro de brincadeira de boi no projeto SerTão Artista e Cultura, presenteou os moradores e participantes do projeto com suas figuras, canções e figurinos, levando muita alegria e encantamento a todos.

Os participantes puderam conhecer ao vivo as figuras que escutam falar nas aulas do projeto. Figuras como a florista, o capitão, Mateus e Catirina, ou integrantes como os tocadores, impressionaram e despertaram a vontade de representá-los nas aulas.

Para Willian Renan, 15 anos, morador do São Cristóvão, o Boi Diamante “é o mais bonito”. Seu colega e vizinho, Jonathan Freire, 17, disse que “participa de outros boizinhos daqui, mas que não são famosos como esse (o Boi Diamante).” Ambos já participaram de outros Bois, porém não brincam mais, principalmente porque os ensaios são muito longe para comparecerem.

Essa é uma preocupação do oficineiro Wilton, que planeja fazer um Boi durante a execução do projeto, deixando na comunidade após o seu fim. O Boi Diamante tem sua sede no bairro do Tamboril, também em Arcoverde, e conta com adolescentes e jovens em seu corpo de participantes, desenvolvendo seu lado artístico através da dança, teatro e música, linguagens presentes na brincadeira do boi. Segundo Wilton, “saímos todos muito felizes e encantados com os olhares atentos e felizes da criançada e toda comunidade presente”.