Saiba como ajudar ao próximo e concorrer a prêmios

O Programa Sua Nota Tem Valor, é um programa do Governo do Estado do Ceará, promovido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE). Ligado à educação fiscal, objetiva melhorar a vida do cidadão e da cidadã, oferecendo benefícios e garantindo direitos.

Um simples gesto no supermercado ou na farmácia, por exemplo, pode transformar para melhor a vida de centenas de pessoas e a sua também!

O Governo do Estado do Ceará possui um programa chamado Sua Nota Tem Valor, que recompensa com prêmios aqueles que fazem seu cadastro no site da Secretaria da Fazenda e solicitam notas fiscais registradas em seus CPFs, de forma que isso ajuda a aumentar a arrecadação dos impostos estaduais.

Além de alavancar as receitas do Estado, o próprio consumidor/a pode ser beneficiado/a, pois ao registrar uma nota fiscal em seu CPF, automaticamente passa a concorrer a prêmios mensais e ainda ganha desconto no IPVA! E ao se beneficiar, estará ajudando a uma Instituição social, pois sendo premiada, a instituição que ele adotar também será. É uma possibilidade de estar ajudando seu Estado, Instituições Sociais e a si mesmo!

Uma dessas instituições que podem ser beneficiadas é a Fundação Terra, uma organização sem fins lucrativos situada no bairro Alto Alegre II, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Por dia, a instituição de Padre Airton Freire atende a 135 crianças, com alimentação e educação gratuita, assistindo também às suas respectivas famílias com distribuições de alimentos e assistência social.

No Ceará, a instituição mantém uma creche chamada Pleno Viver, que atende a 135 crianças com cuidados em tempo integral, dedicando uma equipe de educadoras pedagógicas para um atendimento de excelência, além de beneficiar diretamente às famílias dos matriculados/as com serviços de assistência social.

Além da Creche, a Fundação Terra também possui o Centro Cultural e Esportivo Renatus, que beneficia a mais de 200 jovens com projetos de cultura e esportes.

► Saiba como doar e ajudar as obras sociais da Fundação Terra

O Programa Sua Nota Tem Valor funciona assim: o consumidor deve realizar um cadastro no site do programa da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (www.suanotatemvalor.sefaz.ce.gov.br) e escolher a Fundação Terra como entidade preferida. Após isso, é só informar o número do CPF ao atendente do caixa, em todas as compras, e automaticamente já estará fazendo o bem!

“É fácil aprender, também fazer, que cada nota fiscal vale uma nota em dinheiro. Uma nota fiscal recebida é uma nota em dinheiro também conseguida para os projetos da Fundação Terra”, afirma o Padre Airton Freire, criador e presidente da instituição. Todo valor arrecadado na campanha dará condições para que a unidade consiga manter 135 crianças em tempo integral, na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses de idade, na Creche Pleno Viver. E outras 252 crianças, adolescentes e jovens nas atividades culturais, esportivas e de lazer no Centro Cultural e Esportivo Renatus.

A conselheira do Grupo Gestor da unidade, Sra. Paula Libório Ribeiro, fala da importância da campanha para a instituição. “Através desse incentivo, muitas instituições têm conseguido realizar projetos e ampliar sua capacidade de atendimento aos mais carentes das regiões onde atuam. Para que as instituições continuem a ser contempladas com os recursos, e não ter seus projetos interrompidos por falta de dinheiro, é necessário que todos tenham em mente a importância dessa campanha,” pontua a Sra. Paula.

Basta realizar o cadastro pelo site www.suanotatemvalor.sefaz.ce.gov.br e escolher a Fundação Terra. A partir daí, a cada compra é só não esquecer de pedir para incluir seu CPF na Nota Fiscal. Fazendo isso você já estará concorrendo a prêmios todos os meses, e a Fundação Terra também.

► OUTRAS FORMAS DE APOIO:

Além de apoiar por meio da nota fiscal, é possível ajudar a manter os projetos através de outras opções de doação: boleto bancário, conta de luz, conta de água, cartões de crédito e/ou de débito, doação pontual, Imposto de Renda. Para ajudar, é necessário entrar em contato com a unidade: 85 98948-8017.

► SOBRE A FUNDAÇÃO TERRA NO CEARÁ

No Ceará, a instituição atua em Maracanaú, no bairro Alto Alegre II, nas áreas da educação e do social. Além de atender crianças, adolescentes e jovens em vários projetos, a unidade mantém a Creche Pleno Viver, atendendo a 135 bebês e crianças por dia. No estado, em breve, a organização irá construir uma unidade na região do Cariri, em Juazeiro do Norte.

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.