Espiritual

Espiritualidade da Terra

A espiritualidade da Terra é aquela que jorra do lado esquerdo transpassado de Cristo Jesus, a que tem na misericórdia a sua fonte. Em três elementos ela está assentada: “a água, o sangue e o espírito, que tende para o mesmo fim” (I Jo 5, 8). Está na raiz da nossa vocação o Espírito que habita em nosso peito pela graça do nosso batismo e que nos fez filhos no Filho (cf. Gl 3,26). Deste mergulho vem a consciência da nossa pertença ao Corpo Místico de Cristo, pois “embora sendo muitos, formamos um só corpo” (cf. Rm 12,5). A nossa espiritualidade é uma expressão particular (carisma) do que já existe em toda a Igreja (a Misericórdia e o serviço aos necessitados).

Transparência, Colegialidade e Eficiência: são nesses três pontos que está fundamentada a nossa espiritualidade. Para nós não pode faltar: Espiritualidade, Formação e um Plano de Ação.

A nossa espiritualidade consiste em revelar a misericórdia de Deus nesta terra e Ser da Terra significa buscar fazer aqui o que o Pai deseja que seja feito em toda parte, assim como se faz nos céus.

A motivação que nos leva a agir é a mesma que levou o Senhor a se encarnar: um grande amor pela causa da humanidade e uma opção, incondicional, de a Deus servir em todo e qualquer lugar. Nós não somos cidadãos desta ou daquela nação; somos cidadãos da humanidade, somos irmãos de muitos irmãos e irmãs, aqueles cujos nomes são esquecidos e até nem são nomeados. Nós somos cidadãos da humanidade. Pés no chão e o olhar para o alto.

O serviço que nós prestamos é expressão do amor a quem, primeiramente, a Deus devotamos e, nesta missão, nós nos empenhamos em realizar. Sabemos que fomos convocados e enviados não por nós mesmos, mas por Aquele que nos congregou, a Seu corpo nos fez participar para que pudéssemos ser, no mundo, sinal de Sua presença, silenciosa eloquência pelo serviço que não há de faltar.

Assim nós nos percebemos.
Deste servo de Deus que os ama com a ternura de Cristo,
Pe. Airton Freire