Obras da Terra

O conjunto da obra fundada por Pe. Airton Freire chama-se Obras da Terra. Esta obra possui um lado eminentemente social, formado pela Fundação Terra dos Servos de Deus e pela Associação dos Servos de Deus (ASD); e um lado eminentemente espiritual, formado pelo Instituto dos Servos de Deus (ISD) e pelo Instituto Padre Airton (IPA). O Instituto dos Servos de Deus possui um braço formado pela Comunidade de Vida, constituída pelos servos residentes; e possui um outro braço formado pela Comunidade de Aliança (Grupos da Terra) que, por sua vez, divide-se entre servos leigos e servos leigos consagrados.

A Fundação Terra possui uma vocação: servir aos pobres. Possui uma missão: promover a auto sustentabilidade. Atua em três áreas: saúde, educação e assistência social.

O Instituto dos Servos de Deus é uma associação privada de fieis de direito canônico diocesano constituída por servos que buscam revelar a face misericordiosa do Senhor com uma insuspeitada caridade, revelando o amor a Deus “como aquele que serve” (Lc 22, 27). Efetivamente.

O Instituto Padre Airton (IPA) é um órgão legal e civilmente constituído, representativo de todos os Grupos da Terra de um Estado ou região, que auxilia a estes mesmos Grupos em suas dimensões espiritual e social. Tanto a Fundação Terra quanto os IPAs possuem identidades jurídicas próprias.

Os Grupos da Terra encontram na Fundação Terra o espaço de atuação em favor dos desfavorecidos da sociedade. Os Grupos da Terra também atuam, espiritual e socialmente, nas cidades onde estão, ajudando aos mais necessitados.