ORQUESTRA SONS DA TERRA - INSTRUMENTOS

A Fundação Terra está lançando o Projeto Orquestra Sons da Terra - Instrumentos, uma iniciativa que visa promover oficinas musicais voltadas à formação de multiplicadores em música erudita no município de Arcoverde/PE. O projeto busca ampliar as oportunidades de educação musical para adolescentes, jovens e adultos residentes nas comunidades em situação de vulnerabilidade social na região.

A ausência de formação gratuita na educação musical aliada à falta de acesso à cultura, especialmente nas regiões mais pobres, limita a capacidade de desenvolvimento dessas populações. Nesse sentido, a Fundação Terra, por meio do projeto Orquestra Sons da Terra - Instrumentos, busca gerar a formação de multiplicadores em música erudita nas comunidades de atuação, fomentando a formação de uma nova cultura musical.

A música é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de adolescentes e jovens, auxiliando na construção da identidade, na liberação de emoções negativas, na busca por inspiração, na auto expressão e na sensação de pertencimento a um grupo. O projeto Orquestra Sons da Terra busca, portanto, ampliar a capacidade de atendimento da Fundação Terra em busca de maior proteção e oportunidades.

Vale ressaltar que o projeto faz parte da iniciativa da escola de ensino fundamental da Fundação Terra, que promove educação musical desde o ano 2000. A perspectiva é promover um espaço de proteção no processo da educação musical, presente na diversidade cultural da região.

O projeto Orquestra Sons da Terra - Instrumentos conta com o apoio da FUNARTE, o que reforça o compromisso do governo federal em incentivar iniciativas que promovam a cultura e o desenvolvimento social no país. A parceria com a FUNARTE é fundamental para a realização do projeto, pois permite ampliar o alcance das oficinas musicais e garantir a formação de multiplicadores em música erudita no município de Arcoverde/PE.

Sobre a Fundação Terra

Criada em 1984 pelo Padre Airton Freire, a Fundação Terra é uma entidade sem fins lucrativos, localizada no município de Arcoverde, situada na Mesorregião do Sertão e Microrregião do Sertão Moxotó, Semiárido do Estado de Pernambuco, a 256 km da capital Recife. Desde 2010 ampliou sua atuação para o estado do Ceará em Maracanaú, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, na comunidade de Alto Alegre II e desde 2019 na região do Cariri.

Há 39 anos a instituição contribui para o desenvolvimento local, reduzindo as desigualdades sociais e econômicas existentes nos territórios em que trabalha. Suas ações têm como público as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, em todos seus ciclos etários, objetivando seu desenvolvimento a partir de sua missão: “Servir aos pobres por meio da Educação, Saúde, Cultura e Ações Sociais, com vistas à superação da exclusão social e promoção da dignidade, perpetuando o carisma de, indistintamente, fazer o bem”.

CONTATOS PARA ESCLARECIMENTOS:

Jeane Souza  – Fundação Terra: (87) 9 9634-8027