​II Jornada de Gerontologia concluída

Do dia 9 a 11 de dezembro, a Fundação Terra realizou a  II Jornada de Gerontologia - Violência Contra a Pessoa Idosa, Sexualidade e Velhice Não é Doença - no Sítio Malhada.

Judith Borba - Promotora de Justiça e Presidente do Instituto de Pesquisa e Estudos da Terceira Idade (IPETI)

Com quase 200 pessoas, atendendo a todos os protocolos de segurança recomendados, o evento foi um sucesso. Minicursos, oficinas, consultorias e palestras, todos ministrados por pessoas competentes das áreas jurídica e de saúde foram disponibilizados para os participantes, objetivando o estudo e discussão sobre o envelhecimento humano e a situação do idoso nos contextos social e político contemporâneos.

A II Jornada de Gerontologia da Fundação Terra aconteceu em parceria com o Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania da/o Idosa/o (Naisci), do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), da Universidade de Pernambuco (UPE). Colaboraram com essa ação o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e o Instituto Pesquisa Estudos Terceira Idade (IPETI). A Jornada também contou com o patrocínio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Arcoverde (CMDPI).

Os idosos do ILPI Domus Christi e do Grupo Viver Mais também participaram da Jornada, estudando e discutindo as temáticas apresentadas.

Dona Diva, residente do ILPI Domus Christi

O documento “Velhice Não é Doença: Resultado da Consulta à Memória das Assembleias Mundiais Para o Envelhecimento Humano (AME) e das Conferências Regionais Intergovernamentais Sobre Envelhecimento e Direitos do Idoso na América Latina e Caribe (CRIEDIALC)”, produzido pelo Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social (GEEHPTS), foi apresentado aos participantes, trazendo à tona a discussão sobre o tratamento da velhice por órgãos internacionais e como isso tem afetado a criação de políticas e percepções na sociedade.

O documento continuará disponível para todos e pode ser acessado por aqui.

Ao longo do evento, os idosos presenciaram e participaram de apresentações culturais/musicais, protagonizada por eles e pelos integrantes dos projetos culturais da Fundação Terra, como o Samba de Coco Sinhá da Terra e Orquestra de Flautas da Terra.

A Fundação Terra agradece a todos os participantes e parceiros desta ação, que possibilitaram uma discussão tão importante para aqueles que a instituição atende e para a sociedade como um todo.