​FUNDAÇÃO TERRA CONCLUI PROJETO DE BIBLIOTERAPIA

A Fundação Terra concluiu no dia 22 de julho, o seu projeto ‘Caminhos para o desenvolvimento saudável: Biblioterapia', junto às Casas da Terra (casas de acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade social e familiar) e aos jovens socioeducandos da FUNASE.

O projeto teve início em setembro de 2020 e foi desenvolvido em uma parceria com o COMDDICA, visando contribuir com uma formação pautada na promoção da criatividade, criticidade e da autoconsciência, buscando trazer para as crianças e adolescentes beneficiados uma compreensão mais ampla da humanidade e uma experiência de respeito pela vida.

A biblioterapia é uma terapia complementar que trabalha com a junção da leitura e atividades lúdicas, buscando a cura de feridas na psiquê. Os encontros são divididos em quatro momentos: acolhida, leitura, atividade prática (física, manual) e avaliação. Diversas estratégias são utilizadas, como exercícios de respiração, Yoga, jogos teatrais, brincadeiras da tradição popular, etc.

Assim, a Biblioterapia parte do pressuposto que os textos literários envolvem emocionalmente o ser humano. Ler/ouvir, sobretudo narrativa de ficção, consiste em reconstituir um universo imaginário a partir do que é esboçado num texto. Foram atendidos 15 crianças e 8 adolescentes das Casas da Terra e 8 jovens socioeducandos da FUNASE, totalizando 31 participantes.

O projeto contou com uma equipe técnica formada pela coordenação pedagógica de Juliana Aguiar, a coordenação artístico-literária de Caroline Arcoverde, e a coordenação psicológica de  Giliane Cordeiro.