Pe. Airton Freire de Lima - Biografia

Airton Freire de Lima, filho de Doralice Lima Freire e Jaime de Santana Freire, nasceu em 29 de dezembro de 1955, na cidade de São José do Egito-PE, cidade em que se batizou.

Aos seis anos de idade foi morar em Sertânia-PE, tendo estudado no Colégio Olavo Bilac onde, em 1971, concluiu o primeiro grau. No ano seguinte foi para Recife (PE) continuar os estudos. Inicialmente morou numa pensão, fazendo as refeições na Casa de Estudante de Pernambuco. O segundo grau foi iniciado no Colégio Martins Júnior, mas concluído numa escola técnica onde cursou Desenho e Arquitetura.

Em 1975 ingressou no ITER – Instituto de Teologia do Recife, onde estudou teologia e filosofia. Em 1977 ingressou no curso de psicologia na FACHO – Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.

A ordenação Diaconal se deu no dia 08 de dezembro de 1981, na Pedra (PE). Ordenou-se padre no dia 13 de fevereiro de 1982 na Catedral de Sant’Águeda em Pesqueira-PE. No dia seguinte celebrou a primeira missa em São José do Egito, na Igreja de São José. Nessa mesma época foi designado para servir a Paróquia do Livramento em Arcoverde.

Em 1983 celebrou a missa de encerramento do curso de psicologia.

Em 1984, a convite de um grupo de jovens, veio a conhecer um lugar na cidade usado como depósito de lixo, não obstante a presença de famílias que ali moravam catando lixo para a subsistência. Estarrecido com o que viu, resolveu celebrar uma missa, onde uma criança faminta, ao olhar a hóstia, implorou para comer achando que era  uma bolacha, tendo o padre acreditado haver uma relação entre o Corpo de Cristo e o pão que a criança precisava para matar a fome.

A partir desse episódio, veio a morar na Rua do Lixo, vivendo como pobre no meio dos pobres, lugar em que brotou a Associação Terra, posteriormente, convertida em Fundação Terra dos Servos de Deus, nascimento que se deu na manhã de 08 de setembro de 1984.

Em 1986 foi para Salvador-BA, objetivando ingressar na Companhia de Jesus. Ainda na Companhia de Jesus, foi para Belo Horizonte (MG), lá ficando até junho de 1987, quando resolveu voltar para a Rua do Lixo, endereço que teve até o ano 2000. A partir daí passou a morar na Malhada, um povoado perto de Arcoverde, permanecendo até hoje.

Essa mudança se deu porque no dia 29 de abril de 1999, dia de Santa Catarina de Sena, após jejuns e dias de orações, o padre decidiu criar a Comunidade de Vida dos Servos de Deus e no dia 31 de maio do mesmo ano, no Sítio Malhada, em local denominado Areias, foi marcado o espaço em que seria construída a capela em honra ao Padre Pio de Pietrelcina e Nossa Senhora da Conceição.

Naquele local, nascia em pedra, a Comunidade de Vida dos Servos de Deus e o Instituto dos Servos de Deus, este último em 13 de fevereiro de 2000, quando foi inaugurada a Casa-mãe em que seria instalada a referida comunidade. No mesmo sítio brotou também a Casa de Retiros Sagrada Família (ano: 2003).

A partir da Comunidade de Vida nasceu também uma série de grupos de oração denominados Grupos da Terra, apoiados pelo IPA (IPA - Instituto Padre Airton).

O Padre Airton foi professor do Colégio Nóbrega e do Colégio Damas, ambos em Recife, e da Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde. Fala fluentemente português, inglês, francês e alemão. Lê e fala um pouco: latim, grego e hebraico. Fez formação analítica no Centro de Estudos Freudianos em Recife e pós-graduação em Paulo Freire pela Universidade Estadual do Ceará.

Gravou 180 CD’s com músicas de sua autoria e de pregações em retiros. Tem vocação para escrita, sendo autor de 90 livros. É presidente da Fundação Terra dos Servos de Deus desde o nascimento da entidade que atualmente direciona os trabalhos na área da saúde, educação e moradia, beneficiando mais de 2.000 pessoas.  As ações sociais desenvolvidas pela Fundação Terra dos Servos de Deus são viabilizadas integralmente por meio  de doações individuais e de empresas, e ainda de recursos públicos oriundos de programas e projetos governamentais.

Fotos do Padre Airton Freire

• Padre Airton e sua mãe Doralice

• Padre Airton embaixo do Umbuzeiro (Sítio Malhada)

• Com as crianças do semiinternato