“É preciso que tu estejas por inteiro em tudo o que vieres desejar, querer, fazer, pensar. Se em ti habitar uma divisão, não terá consistência aquilo que vieres a fazer, a pensar, a dizer. Tu precisas te resolver primeiramente para em que tudo que vieres a fazer estejas tu inteiramente, pois essa divisão interna tira a tua paz. Tu precisa serenar os teus ânimos, para que não te aconteça que passes a experimentar situações de desânimo, pois a longo tempo, desta maneira, não poderias levar. Existem algumas coisas em ti que precisam ser resolvidas, na condição de que tenhas paz. E disto tu não podes dizer: tanto faz. Porque está às tuas portas, já está acontecendo. Tu experimentas por vezes uma inquietação que vem por dentro, e a continuar dessa maneira, como tu irás proceder se não te resolveres a fim de que estejas por inteiro.
Tu precisas urgentemente ficar atento para as áreas que estão em conflito umas com as outras, internamente. E há muito tempo, algumas coisas tu vens protelando, esperando, até uma boa oportunidade, até para que, até por isso, até por aquilo, até porque… E o tempo vai se passando, e as coisas vão continuando e há de se perguntar: desta forma até quando?
Existem algumas coisas pelas quais tu já sofres e outros já sofrem as tuas demoras. É como se tu já estivesses no adiantado da hora e nada ainda fizeste para mudar, fazer o novo, o devido acontecer. Por outro lado, há coisas que tu precisas ainda amadurecer, a fim de não vir a ti precipitares. Por isso tu precisas exatamente saber quais as áreas em ti que não vão bem, que estão em conflito, que são objeto de preocupação, que por vezes tiram a tua paz.
Volto a dizer: disso não podes dizer tanto faz. Está as tuas portas. Se não tomaste uma decisão, porque não surgiu uma ocasião, porque isso requer humildade, porque isso requer recomeço, porque isso requer coragem, porque isso requer… Tu sabes. Pede ao Senhor esta graça. Ele será o primeiro interessado no bem que tu possas realizar. O certo é que da forma com está, por muito tempo, tu não podes mais continuar.
Há tanto tempo tu vens protelando para depois, para depois, até quando? Alguém já disse: há sempre um dia em que a casa cai. E as coisas mais sérias da vida, as decisões mais importantes da vida, começam a acontecer no recôndito da alma, nas moradas, aqui dentro. Tu precisas está atento ao que se passa contigo urgentemente. Sem isso não poderás administrar a situações externas que são tantas e tão exigentes. Se tu experimentas em ti uma divisão, como poderás ter forças para enfrentar uma situação que pede de ti forças por inteiro?
Tu precisas em tudo ser claro, ser transparente,verdadeiro. Volto a dizer: da forma como está, não dá para continuar, não dá para continuar. Resolve-te enquanto é tempo. E se invocares o nome do Senhor Jesus ao que se passa contigo, Ele já está atento, está disposto a te ajudar. Mas em nome de Jesus tem humildade, ama a verdade, cria confiança, coragem e dar o primeiro passo, porque o descompasso já começas a experimentar.”
Pe. Airton Freire