Apresento-lhes um projeto da autoria de Eratóstenes para ser vivenciado na semana que antecede o retiro da semana santa. A saúde bucal de nossas crianças não vai bem. Este projeto, endereçado a todos os profissionais da saúde, especificamente, aos da odontologia, é uma forma de recuperar o que ainda é possível e iniciar a prevenção nas demais crianças.
Por favor, dirigirem-se a Liege (87 – 9991.1816) para organizar esse momento que, com a graça de Deus, será de grande proveito às crianças pobres desse região.
Com agradecimento e zelo
In Christo
Pe Airton
Servo
Introdução
O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) foi desenvolvido por Frencken na década de 80, tendo, originalmente, como objetivo a atenção à saúde bucal de populações subdesenvolvidas com alta prevalência e gravidade da doença cárie. Considerada como um tratamento alternativo, atraumático e definitivo, esta técnica está fundamentada na filosofia de intervenção mínima e o método consiste na realização de restaurações com a utilização apenas de instrumentos manuais, sem a necessidade de anestesia local. Essa técnica caracteriza-se pela possibilidade de manter uma pequena camada profunda de tecido cariado sob o cimento de ionômero de vidro (CIV), o qual é tido como o material de eleição, por possuir a característica de liberação de flúor, adesividade às estruturas dentais, dispensando a necessidade de se confeccionar retenções adicionais por meio de desgastes destas estruturas, e também pela sua biocompatibilidade, que significa o material causar o mínimo de reação possível aos tecidos adjacentes ao local de sua aplicação. A remoção do tecido cariado, feita manualmente, é interrompida no momento em que o paciente relata sentir qualquer sinal de dor. Segundo Oliveira et al (1998), o ART é considerado um tratamento definitivo, não sendo indicado a reabertura desta cavidade para realizar nova restauração.
Objetivo Geral
Promover atendimento odontológico e palestra educativa para as crianças da escola pequena infância, no período que antecipa a páscoa.
Etapas
Contactar possíveis empresas colaboradoras para doações dos materiais: Colgate, Oral B, SDI, Ivoclear
Campanha publicitária com apoio da Fundação Terra
Mobilizar voluntários: Cirurgião dentista, Acd, Thd, educadores e alunos do último ano de odontologia