Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?” Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”. E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro” (Ap 7,13-14).
Em tua vida tu tens duas possibilidades diante de uma situação que te seja muito difícil, uma provação, uma tribulação. Tu tens a possibilidade de seguir em frente com a lição do acontecido, integrando a tua vida e sair disso mais amadurecido. Ou então, tu poderás ficar sentado, lamentando-te, chorando o leite derramado, procurando algum ouvido capaz de te ouvir e queira lamuriar-te e compadecer-te de ti, e nisso tu sentirias recompensado. Tu tens duas possibilidades.
Se alguém te der um chute e tu caíres dois metros adiante, tens duas possibilidades. Tu poderás dizer: “sempre à frente eu vou ficar”. Outra possibilidade, sentar-te ficar dizendo: “veja o que me aconteceu, eu não merecia”, e levar a vida a chorar. São duas possibilidades, o mesmo fato. A diferença está em como tu podes encarar.
Bem-aventurado és tu se tu fores perseguido. Bem-aventurado és tu se fores misericordioso. Bem-aventurado és tu se tens fome e sede de justiça. Bem-aventurado és tu se tu trabalhas pela paz. Bem-aventurado és tu quando te caluniam e mentindo dizem todo o mal contra ti por causa do Filho de Deus. Alegra-te, exulta! Porque grande será a tua recompensa nos céus. Pois foi assim que perseguiram os profetas que vieram antes de ti.
Hoje é a festa de todos os santos, aliás nós fomos criados para sermos santos irrepreensíveis diante de Deus no amor. Que o teu amor te faça irrepreensível. Que o teu amor em gestos concretos, traduzidos, possam mostrar, afinal de contas, qual a natureza do teu amor e teu valor. Já disse alguma vez aqui e repito. Tu não és o que tu pensas de ti. Tu não és nem o que os outros dizem de ti. Tu és como tu vives. Tu és o que tu praticas. E aquilo que tu fazes, a obra que tu realizas, fala mais alto por ti.
Se és compreendido, és mal compreendido, não é este o ponto central, não é este o caso. Porque se estiveres em Deus até por isso serás bem aventurado. Quanto a ti, confia no Senhor. Estás em constante processo de aprimoramento, de aperfeiçoamento que é feito em Deus, tão somente. E na medida da tua confiança e na medida desse amor efetivo, o Senhor mostrará que está ao teu lado, que tens estado contigo em qualquer situação. Confia no Senhor e faz o bem, do resto Ele cuidará.
E como na vida não passarás sem tribulação, poderás passar tornando-te mais amadurecido ao invés de amargurado, entristecido. Serás bem-aventurado se guardares contigo a certeza de que Deus caminha ao teu lado e de que em toda obra em que tu fazes, Ele é o primeiro interessado. Serás bem-aventurado. Vestirás diante do Senhor a veste branca, aqueles que no sangue do Cordeiro forem alvejados, lavados, purificados. A tribulação, a provação, pode te tornar amadurecido, bem-aventurado em Cristo ou então, entristecido, amargurado. Tu tens na vida duas possibilidades: te tornar bem-aventurado, santificado na tribulação ou ficar sofrendo por determinadas situações para as quais não vês imediato resultado.
Louvado Seja o Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pe. Airton Freire