Assim como não existe nenhuma estação que dure para sempre, assim também não existe nenhuma dor que seja permanente. Assim como vem, passa, tudo que agora te alegra ou que te entristece. Só Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, e se estiveres nele, e se permaneceres com Ele em qualquer situação, Ele será um constante que contigo permanecerá, o resto passará, com sua dor, sua alegria, sua lição. Mas, o mais importante é que, estando nele, tu tens o rumo e a direção que por onde haverás de caminhar.
Tu não podes deixar que os outros regulem tua forma de sentir, de querer e de pensar, tu não podes ser mau porque os outros são maus, tu não podes ser desonesto porque outros o são. Tu precisas ser verdadeiro mesmo que os outros usem de falsidade, pois, o teu maior patrimônio é a tua credibilidade. Se isso vieres a perder, o que será de ti? Se não tiveres aonde chegar, não for claro o objetivo da tua vida, quem de ti haverá de se aproximar para se orientar? Rapidamente tu próprio haverás de te perder. Se Deus não for o teu para quê, a tua razão de viver, tu viverás como e por quê?
Se tudo é transitório, se nada é permanente, se somente um é para sempre, tu precisas escolher a melhor parte, que não parte, a que estará ao teu lado constantemente e, mesmo que venhas a cair, é com Ele que poderás contar para te levantar. E mesmo se vieres a errar é a partir dele e somente nele que tu terás chance de te recuperar.
Não deixes que a malícia do outro possa te fazer calar ou te impedir de acreditar. Não permitas que a maneira de ser do outro regule a tua forma de ser. Tu deves ser orientado a partir da tua experiência que tens de Deus, em que está fundamentado o teu ser. Não podes fazer uma ferida e curar a tua ferida, se alguém te fizer uma ferida tu não curas a tua fazendo o mesmo a quem tenha te feito, já serão duas feridas, e com a gravidade de levar adiante um defeito.
Vive serenamente em qualquer situação, às vezes alegre às vezes triste, mas sereno! Na certeza que por Deus serás assistido, que Deus protege os seus escolhidos e que tu és a melhor parte de tudo que até então te tem acontecido. Não dês aos outros ocasiões de que eles tenham de que te acusar, sê firme, seguro e sereno e Deus estará ao teu lado como teu defensor, e mesmo que por isso venhas a sofrer sofrerás com um sentido de viver, pior seria de viver e não ter para quê! Lembra-te que quando Deus faz nascer o sol é sobre bons e maus, e quando faz cair a chuva é sobre justos e injustos.
Tu precisas fazer o bem, porque nasceste para somente o bem vir a fazer independente de seres bem ou mal compreendido, tu precisas viver a partir de um sentido e o teu sentido é Cristo, e somente nele encontrarás o motivo de viver.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pe. Airton Freire