Se tiveres algumas oportunidades e não tiveres a certeza de qual delas deverás seguir, tomar, aproveitar. Ou se alguma vez oportunidade alguma te apresentar. Se por vezes te sentires derrotado. Se por alguma vez tu próprio vieres a te derrotar a cerca de eventos bem diferentes por não teres a certeza do caminho mais certo a seguir em determinado momento. Eu preciso te dizer, tu não poderás seguir desta forma por muito tempo, porque perdas poderão brevemente acontecer.
Tu não poderás parar e ao mesmo tempo continuar, como se tomasse uma decisão optando pelo novo, continuando no antigo modo de ser e de proceder, pois brevemente haverias de perceber, anulada a decisão tomada, e o pior, tua alma desorientada deixaria de prosseguir em desalento, sem forças para aquele momento, sem possibilidade de continuidade. Por isso que eu volto a te dizer, quer tu tenhas ampla gama de possibilidade de optar a cerca de muitas opções apresentadas, quer não tenhas saída para alguma situação específica que te é posta, aposta no que vou te dizer: não dês prosseguimento nem tendo muitas oportunidades, nem dês prosseguimento apenas para realizar uma única que vês como saída para aquele atual momento, pois tanto para as primeiras como para esta última não terias garantia de prosseguimento.
Eu preciso outra vez te dizer, a tua vida não pode ser orientada apenas por atos contínuos de ter que fazer, o fazer precisa descansar do ser, e o ser é verdadeiramente ser sereno quando tem um para que. E se ainda tiveres que tomar uma decisão, quando não puderes fugir de determinada situação que de ti exigir uma posição claramente, definitiva, imediata, para aquele exato momento, eu te digo, toma uma decisão a partir de princípios bem estabelecidos, bem concretos, bem definidos. Esses princípios são aqueles que norteiam o teu projeto de vida. A verdade acima de tudo, a caridade que não pode faltar, equilíbrio entre coração e mente, e o mais importante, é que explicitamente ao teu Senhor jamais permitas contrariar. Se a partir desses elementos tu tomares uma decisão, poderás nem acertar, mas estarás seguro de que o melhor estás a fazer, e este é o caminho que terás que optar. Falho haverás sempre se ser, e enquanto viveres, limitado serás. Todavia, se trilhares a tua vida pela coerência, a vitória final alcançarás.
Louvado Seja o Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pe. Airton Freire