Parece que foi ontem. Dia de Nossa Senhora da Conceição, 08 de Dezembro de 2008. Naquela data, foi lançada a pedra fundamental do centro de reabilitação Mens Sana, um sonho e desafio do Padre Airton aos doadores e amigos da Fundação Terra.
No dia 08 de setembro de 2011, o Padre Airton Freire, presidente da Fundação Terra e autoridades diversas, doadores, parceiros e amigos presenciaram a inauguração do prédio do Mens Sana, em Arcoverde. O Centro de Reabilitação iniciou os atendimentos aos pacientes do SUS de Arcoverde e região em janeiro de 2012. Desde então, o Mens Sana e sua equipe de profissionais vêm caminhando a pleno fôlego. Hoje, dia 08/12/12, a Fundação Terra e o Mens Sana comemoram o crescimento dos atendimentos.
O centro de reabilitação vem buscando se adequar às diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde e o resultado pode ser visto no progresso dos pacientes assistidos. “Num curto período de tempo, nós conseguimos ultrapassar o número de atendimentos previstos”, afirma Liege Nogueira, Coordenadora Técnica do Mens Sana.
Obedecendo a nova portaria nº 793 (24/04/12) do Ministério da Saúde, o Mens Sana é primeiro centro de reabilitação no Brasil a funcionar atendendo às novas exigências do ministério, ampliando seus atendimentos para reabilitação intelectual de pessoas com necessidades especiais. Isto é motivo de grande orgulho para a equipe de profissionais que atuam no Mens Sana. O atendimento oferecido à população é o que existe de melhor em termos de recomendações do Ministério da Saúde.
Graça Barros, Coordenadora Administrativa do Mens Sana, destaca que os serviços são procurados por pacientes de Arcoverde e mais doze cidades vizinhas, que correspondem à 6ª GERES (Gerência Regional de Saúde).
No momento, encontra-se em fase de aprovação o CER –II, credenciamento junto ao Ministério da Saúde que habilita o Mens Sana a fazer atendimentos em reabilitação física e intelectual em pacientes do SUS. A princípio, não estava previsto entre as atividades oferecer o serviço de reabilitação intelectual de crianças com necessidades especiais (autismo, paralisados cerebrais, síndrome de Down).