Primeira Leitura (At 10,34a.37-43); Responsório (Sl 117); Segunda Leitura (Cl 3,1-4); Evangelho (Jo 20,1-9)
“Existem acontecimentos que superam, em muito, as expectativas vividas até aquele momento. Existem acontecimentos que ultrapassam qualquer humana racionalidade e superam, em tudo o que é humanamente possível imaginar, quando acontecem de verdade.
O que era considerado fracasso, tornou-se motivo de grande alegria. Do medo, passou-se à coragem. O que antes era recuo, covardia, sentir-se emparedado, transformou-se em motivo de grande força e grande esperança para toda a humanidade. Cristo ressuscitou de verdade. Eles não poderiam imaginar que, algumas horas antes, eles pudessem estar experimentando algo nunca antes visto por toda a humanidade. Não a volta de um cadáver a vida, mas a experiência com O ressuscitado.
O futuro de toda a humanidade ali realiza-se, primeiramente, em Cristo, como o acontecimento maior até então acontecido, como uma nova criação. Cristo tem a última palavra e a morte não tem sobre Ele mais nenhum poder, nenhuma decisão.
Em razão disso, quando tu viveres dificuldades, grandes provações nesta tua vida, lembra-te de que maior é Cristo. Quando tu passares por uma extrema dificuldade, quando achares que terás chegado ao fundo do poço, que não há mais salvação nem saída de mínima qualidade, pensa em Cristo e lembra-te: Ele tornou o impossível possível. E, uma vez que estás mergulhado na morte de Cristo pelo Batismo, a última palavra não será da morte, mas da vida, que pelo Espírito de Cristo habita as tuas moradas.
Não existe para os que creem em Cristo esta expressão “foi derrotado”, pois qualquer acontecimento traz em si a marca de um ressurgimento, graças Àquele que nos amou e confirmou na verdade.
Nesta caminhada, desde a tua chegada até a tua partida nesta vida, não estás só. O Senhor mensageiros tem te enviado. Com Seu espírito Ele tem ao Pai suplicado, quando nem sabes o que pedir, nem sabes nem o que demandar, habita em ti a Força do Alto, acredita. Ele levará a bom termo a obra que um dia, através de ti, Ele quis iniciar. Acredita: tu podes viver fases, podes viver momentos, podes ter quedas e repetidos arrependimentos, mas a tua luz, a tua esperança é Cristo. Com Ele não serás iludido, ao Pai serás aludido porque crês na Verdade.
Ressuscitou de verdade, ó Cristo, ó Rei, piedade! Na misericórdia nós acreditamos, no amor infinito de Deus nós confiamos, e sabemos que, terminado o tempo de nossa missão na Terra, um salto nos braços da Divina Misericórdia nós faremos. Lá, seremos recebidos e, lá, seremos acolhidos, e com a felicidade jamais pensada viveremos em nova modalidade, viveremos em nova modalidade. E, enquanto estamos aqui, precisamos testemunhar que vale a pena viver com um sentido, porque vida plena só existe em Cristo. E não são os teus pecados, teus limites e tuas dificuldades que haverão de por limites a esta tua caminhada.
Ele ressuscitou! E se a consciência te acusa, Ele é maior do que a tua consciência, maior do que todos os teus pecados. O que Ele pede de ti é tão só: confiança. Acredita, confia; a vitória já está garantida. Acredita, a vitória já está garantida, pois Ele ressuscitou de verdade, e não deixará que experimentes a vergonha, a desolação, porque nEle puseste a confiança e Ele Cristo, é, tem sido e será a tua salvação.
Feliz Páscoa! Feliz Páscoa!
Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo.”
(Pe. Airton)