Formadores da Terra
Eu gostaria de te dizer que nem toda informação resulta em formação. Que o que informa também deforma. Que nem tudo o que se formata corresponde ao que faz viver; por vezes mata. O cumprimento tão somente estrito da norma não faz viver, não reeduca, não faz assumir o carisma,não expressa valores autênticos do ser. O cumprimento tão somente da norma pode formatar, informar; mas, de constante, deforma, não reforma, adapta, não traz vida por uma forma nova de se viver. Informar e formatar podem resultar em adaptar-se a um querer, que se autorize balizador de comportamento, mas não um compromisso que se revela a partir de dentro, como estamos tão carentes, tão necessitados de ter e viver.
Para se formar é preciso se ordenar a partir de dentro. Para se formar é preciso ter algo a ouvir e ter algo a partilhar. Algo a dizer e algo a se fazer por merecer uma continuidade na ordem tanto do fazer como na ordem do transmitir, para que possa, nessa condição, permanecer.
Nem toda informação conduz à formação, mas toda formação informa, até pela maneira de se viver. Eu formo pelo meu jeito de ser. Tu te transformas à medida que o teu ser se acorda, estabelece acordo que faz merecer sem prejuízos, sem rasurar, sem bloquear, mas, lapida o que de melhor trazes em teu ser.
Ser formado significa dar forma ao encanto primeiro e oferecê-lo a muitos, colocando-se se possível, na condição de derradeiro; pois, vale o amor primeiro em todos os tempos e momentos conjugados, alinhados em um sentimento de tornar possível um projeto querido e longamente sonhado.
O que formata precisa formar; pois se tão somente der forma, essa forma poderá matar. Mas, o que constitui o encanto, motivo maior que nos faz buscar outra vez encontrar, resulta num bem preciso de fazer crescer o que já está vivo e dá frutos que possam perpetuar.
Quando acontece o encanto a partir de um encontro, outros encontros haverão a partir dali acontecer; e se forem ordenados, por esses momentos fundantes uma transmissão ali estará sendo inaugurada.
Trabalha para seres formado a partir de dentro, intrinsicamente; pois extrinsicamente, o fruto haverá de se mostrar e, no tempo propício, maduro vindo a estar, o resultado terá valido a pena, malgrado toda podagem, toda aragem, estiagem, esperas pelas quais tiveres que passar.
Pe. Airton Freire