No dia 05 de Outubro de 1938, às 22h45, a Irmã Maria Faustina Kowalska – Santa Faustina – após longos sofrimentos suportados com grande paciência, parte para o encontro com o Senhor. É um costume da Igreja Católica celebrar o dia do santo no dia de sua morte, ou melhor, do seu “nascimento” para a vida eterna.
Santa Faustina nasceu na Polônia no dia 25 de Agosto de 1905. Ela entrou para o Convento da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia em 1925. Quando recebeu o hábito religioso, Santa Faustina acrescentou ao seu nome a expressão “do Santíssimo Sacramento”, tal era sua devoção à Jesus na Eucaristia. Em 1930, Santa Faustina recebeu de Nosso Senhor Jesus Cristo a mensagem da Divina Misericórdia, a qual ela deveria divulgar para o mundo.
A ela foi atribuída a tarefa de ser a apóstola e secretária da Misericórdia de Deus, um modelo de como ser misericordioso e um instrumento para divulgar o plano de Deus de Misericórdia para o mundo.
As revelações de Nosso Senhor a Irmã Faustina falam de agora como tempo de misericórdia. Existe uma urgência especial nessa mensagem. Repetidamente Nosso Senhor enfatizou que agora é a hora da misericórdia, antes da vinda do dia do julgamento. Agora é o tempo de preparação para a vinda do Senhor. “Escreva isto” – disse Nosso Senhor a Faustina: “Antes de vir como justo Juiz, venho como Rei da Misericórdia… agora prolongo-lhes o tempo da Misericórdia, mas ai deles, se não reconhecerem o tempo da Minha visita…” (Diário 83, 1160).