Você sabia que a sua nota fiscal vale dinheiro? Ajude crianças carentes
Desde 2005, a instituição de Padre Airton Freire realiza atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer para crianças, adolescentes, jovens e adultos, em Maracanaú

Um simples gesto no supermercado ou na farmácia, por exemplo, pode transformar para melhor a vida de centenas de pessoas. Ao comprar um produto nos estabelecimentos comerciais no estado do Ceará, o consumidor possui o direito de escolher para onde destinar parte do imposto que seria direcionado ao governo. O valor é doado para instituições filantrópicas que desenvolvem atividades com meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, como a Fundação Terra, situada no bairro Alto Alegre II, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Por dia, a instituição de Padre Airton Freire atende centenas de crianças, adolescentes, jovens e adultos nas áreas da educação e serviço social.

CONFIRA MAIS:
» Saiba como doar e ajudar as obras sociais da Fundação Terra​​​​​

O Programa Sua Nota Vale Dinheiro funciona assim: o consumidor pode informar a destinação de uma porcentagem do imposto da nota fiscal, no ato da compra, para ajudar a manter os projetos da instituição de Padre Airton Freire. Nesse caso, é necessário informar o número do CPF ao atendente do caixa, em todas as compras, e automaticamente já está fazendo o bem. E o melhor de tudo é que não precisa pagar nada mais. Antes disso, é necessário fazer um cadastro rápido no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (www.sefaz.ce.gov.br). O passo a passo detalhado desse cadastro encontra-se abaixo.

“É fácil aprender, também fazer, que cada uma nota fiscal vale uma nota em dinheiro. Uma nota fiscal recebida é uma nota em dinheiro também conseguida para os projetos da Fundação Terra”, afirma o Padre Airton Freire, criador e presidente da instituição. Todo valor arrecadado na campanha dará condições para que a unidade consiga manter 125 crianças em tempo integral, na faixa etária de 0 a 3 anos de idade, na Creche Pleno Viver. E outras 252 crianças, adolescentes e jovens nas atividades culturais, esportivas e de lazer no Centro de Convivência Renatus.

A conselheira do Grupo Gestor da unidade, Paula Libório Ribeiro, fala da importância da campanha para a instituição. “Através desse incentivo, muitas instituições têm conseguido realizar projetos e ampliar sua capacidade de atendimento aos mais carentes das regiões onde atuam. Para que as instituições continuem a ser contempladas com os recursos, e não ter seus projetos interrompidos por falta de dinheiro, é necessário que todos tenham em mente a importância dessa campanha,” pontua Paula.

Outras formas de apoio:

Além de apoiar por meio da nota fiscal, é possível ajudar a manter os projetos através de outras opções de doação: boleto bancário, conta de luz, conta de água, cartões de crédito e/ou de débito, doação pontual, Imposto de Renda. Para ajudar, é necessário entrar em contato com a unidade: (85) 98902-2972 ou 3296-3600.

Sobre a Fundação Terra no Ceará

No Ceará, a instituição atua em Maracanaú, no bairro Alto Alegre II, nas áreas da educação e do social. Além de atender crianças, adolescentes e jovens em vários projetos, a unidade mantém a Creche Pleno Viver, atendendo a 125 bebês e crianças por dia. No estado, em breve, a organização irá construir uma unidade na região do Cariri, em Juazeiro do Norte.

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

Confira o passo a passo abaixo: