Projeto SerTão Artista e Cultural discute a temática do respeito e prevenção ao bullying
Demandas percebidas em sala de aula são debatidas pela equipe técnica com os participantes

Planejadas pela equipe técnica (pedagogia e psicologia), do projeto SerTão Artista e Cultural, as Oficinas de Cidadania buscam debater, durante encontros mensais, questões acerca de cidadania, sociedade e família.

Através de tarefas reflexivas, as atividades são desenvolvidas pedagogicamente de acordo com a faixa etária dos participantes, a fim de superar conflitos e colocá-los em condições de desenvolver uma postura autônoma e protagonista.

As Oficinas dessa semana na Pax Christi Rural trataram de uma tema, cuja necessidade foi notada pelos oficineiros em sala de aula: respeito entres os participantes. Enxergar e respeitar as diferenças é a principal chave para a vida em sociedade. Através dessa percepção, é possível prevenir o ato do bullying.

Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português. O bullying tem mobilizado autoridades de inúmeros países, incluindo o Brasil. O problema atinge pessoas das mais diversas idades, especialmente crianças e adolescentes, podendo causar danos graves às vítimas.

Com atenção à essa problemática e respeito à diversidade, com o 1º e 2º ano foi trabalhado o tema “Respeito é bom e todo mundo gosta”, com músicas e vídeos que falam sobre o conteúdo, além da produção de cartazes para serem espalhados pela escola.  Para o 4º ano, foi apresentado um poema de Bráulio Bessa, que fala sobre respeito, amor e preconceito. Já com o 5º ano, foram propostas frases sobre o que é respeito, proporcionando reflexão sobre o tema.