Participantes do SerTão Artista e Cultural conhecem estúdio de música profissional
Os participantes da Oficina de Brincadeira de Boi tiveram a oportunidade de tocar e cantar uma música de Luiz Gonzaga

Os participantes do SerTão Artista e Cultural, projeto de arte-educação e cidadania da Fundação Terra, promovido com o patrocínio da Funarte/Ministério da Cidadania, vivenciaram um momento inesquecível na última quarta-feira (27): conheceram um estúdio prossional de música por dentro.

No turno da manhã, 14 participantes e à tarde, 18. Todos foram acompanhados pelo oficineiro Wilton Freire, tendo a oportunidade de adentrar no estúdio musical que existe na Fundação Terra desde 2013. No local, reformado e equipado com cupons fiscais doados por meio da campanha Todos com a Nota, já foram gravados discos do Padre Airton Freire e de outros grupos e projetos da Fundação Terra, como o Samba de Coco Malhada da Terra, Maracatu Sinhá e Toque na Lata.

O técnico de som Bruno Morais, que comanda o estúdio, apresentou todos os equipamentos e o design que existem em um estúdio profissional e explicou sobre a sua função.

Os participantes haviam ensaiado a canção Boi Bumbá, que faz parte do repertório do bumba-meu-boi de domínio público, mas foi eternizada na voz de Luiz Gonzaga. A turma  da manhã gravou a parte instrumental. Já a turma da tarde, foi trabalhado principalmente as vozes. Na faixa, foi mixado o trabalho das duas turmas. Segundo Wilton, “todos estavam muito eufóricos, já querendo gravar um CD.” E completou: “existe, sim, essa possibilidade, futuramente”.

O oficineiro também adorou a visita com seu alunos, dizendo que “foi uma forma de concretizar o que estamos construindo (através do projeto SerTão Artista e Cultural), pois tudo que estamos trazendo é muito novo. Eles nunca tiveram essas experiências principalmente com o Boi. Trazer para eles as músicas, os instrumentos e as cenas, tem sido desafiador mas muito gostoso”.

Confira acima um trecho da faixa gravada pelo alunos: