ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
Voltar

Notícias

“O Boi e sua Criatividade” diverte participantes do Projeto SerTão
Roda de conversa sobre a história do Boi Bumbá terminou com uma grande surpresa para os alunos do projeto



Os participantes do Projeto SerTão Artista e Cultural viveram um dia muito especial na quarta-feira (29). A oficina de Brincadeira de Boi proporcionou para seus participantes uma conversa com Paulo Almeida, brincante que dá vida a Catirina, personagem do Boi Diamante, brinquedo popular e premiado da cidade de Arcoverde.

Paulo contou que começou a atuar a partir de uma oficina que participou quando tinha 13 anos de idade e, desde lá, não parou mais. Paulo, que também é ator da Tropa do Balacobaco, companhia de teatro de Arcoverde, maquiou-se e montou-se na frente das crianças e adolescentes, enquanto contava sua trajetória e a história da Brincadeira do Boi.

Ele explicou que o festejo teve origem no Nordeste durante o Ciclo do Gado, quando o boi tinha grande importância simbólica e econômica. Questionado sobre o porquê de representar um personagem feminino, ele contou que chegou a sofrer bullying quando era mais novo, orientando todos a agir como ele: “Se alguém discriminar algum de vocês, por estar fazerem algum personagem, vocês devem contar a alguém, pai, mãe, professores. É importante contar pra algum adulto o que está acontecendo e como vocês estão se sentindo”, afirmou. E explicou que “no Boi todo mundo pode ser o que quiser. Por ser uma brincadeira, todos podem podem ser o que bem entender, o importante é brincar”.

Depois de caracterizado de Catirina, Paulo interagiu com as crianças e adolescentes. Os participantes até tocaram para ela dançar, que logo em seguida questionou, “O que está faltando pra brincadeira ficar completa?”. E todos em coro responderam “O boi!”. “Então vamos lá fora brincar com ele?”, convidou Catirina.

 Ao chegarem na entrada da Biblioteca Notre Dame, os participantes se surpreenderam com a presença do Boi Diamante e alguns batuqueiros. Com muita alegria, eles brincaram e pularam com o Boi e Catirina e saíram em cortejo até a entrada da Fundação Terra. Lá, as crianças da Pax Christi Scola também puderam se encantar com o Boi Diamante.

Após se despedirem do Boi e de volta às dependências da biblioteca, o oficineiro Wilton Freire, que é também dono do Boi Diamante, sorteou uma pequena estátua do Boi Bumbá, que trouxe de Parintis, no Amazonas, onde tem a festa do Boi Bumbá mais importante do Brasil. E para a surpresa de todos, quem ganhou foi Kauane Jacinta da Silva, que faz justamente a Catirina nas aulas do projeto.