Fundação Terra lança campanha de educação em tempo integral para combater trabalho infantil
Para retirar crianças e adolescentes do trabalho precoce no Sertão de Pernambuco, a instituição social de Padre Airton Freire lança campanha solidária para aquisição de carteiras escolares

Pernambuco soma 123.299 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Dessa, 43.775 meninos e meninas de 5 a 17 anos de idade atuam de forma precoce em atividades do campo e serviços domésticos, segundo levantamento do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). Os números são da pesquisa de 2014 (mais recentes). Com o objetivo de combater a exploração irregular de trabalho desse público, a Fundação Terra, com sede no Sertão de Pernambuco, lança uma campanha solidária cujo objetivo é angariar fundos para aquisição de 178 novas carteiras escolares, um passo fundamental para agregar na reforma pedagógica de educação integral da instituição social de Padre Airton Freire em 2019.

CONFIRA MAIS:
» Saiba como doar e ajudar as obras sociais da Fundação Terra

A nova configuração educacional da organização social vai além do currículo formal básico. A proposta pedagógica visa adequar o período de permanência de meninos e meninas na escola, que hoje funciona em período semi-integral, a uma realidade de educação integral, o que significa que os estudantes irão permanecer na escola o dia todo. Sendo assim, crianças e adolescentes passarão a ter, além da grade curricular básica, outras metodologias educativas, culturais e esportivas. “A reforma pedagógica da escola envolve as crianças e a família. Essa nova estrutura é mais abrangente e vai incluir disciplinas complementares, apoio psicológico, psicomotricidade relacional e todos os setores da instituição: educação, saúde e social”, explica Wellington Santana, superintendente da Fundação Terra.

Esse novo sistema, que já funciona em caráter de teste na Pax Christi Schola, na zona rural de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, passará a ser em definitivo a partir do próximo ano. “A nova proposta pedagógica terá uma visão holística, o que inclui vários aspectos da formação humana, como cidadania e o emocional de crianças e adolescentes”, garante o superintendente.

Para fomentar uma nova perspectiva na educação da Fundação Terra, foram realizadas várias pesquisas em instituições que atuam com excelência nessa nova realidade. Além disso, os educadores também vão passar por uma reciclagem. “Haverá capacitação com os professores para adequá-los ao novo formato, buscando aperfeiçoá-los para que consigam transmitir às novas metodologias de ensino aos alunos da Fundação Terra”, completa Wellington.

Para que continue a transformar vidas para melhor, a instituição social de Padre Airton projeta arrecadar R$ 80 mil para aquisição de novas carteiras escolares, o que dará mais conforto e comodidade às 178 crianças e adolescentes atendidos diariamente na Pax Christi Schola. Para alcançar essa meta, a organização lança uma campanha solidária de apadrinhamento das salas de aula. “Convidamos todos a se juntarem a nós nessa missão de oferecer uma educação de qualidade para quem pouco possui. A doação para a aquisição dessas carteiras é  uma expressão de amor, para com os pequeninos que a vida pouco ofertou”, concluiu Chames Balladares, coordenadora da organização social.

Saiba como ajudar na aquisição das carteiras escolares:
Banco do Brasil
Agência 0068-X