​Fundação Terra fazendo um mundo melhor há 35 anos
Em comemoração ao aniversário de 35 anos, a instituição promove campanha para sensibilizar doador a investir no futuro de crianças carentes

A poucos dias de completar 35 anos de atuação, neste domingo (8), a Fundação Terra acredita que promover educação de qualidade para crianças e adolescentes é um passo fundamental para romper o ciclo de pobreza, a desigualdade e a injustiça social. Diante desse desafio, a instituição de Padre Airton Freire mantém duas escolas, três creches e ações complementares para dar uma nova oportunidade de vida a mais de 1.400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos diariamente, em Arcoverde (PE) e Maracanaú (CE).

Nessas três décadas e meia, a organização vem realizando grandes transformações na vida de quem mais precisa, sobretudo para romper o ciclo com o qual as crianças e os adolescentes seguiriam se não tivessem o apoio dos projetos. Por isso, a campanha trará grandes mudanças na vida de centenas de crianças que dependem também da escola da zona rural - situada na numa área limítrofe da área rural de Arcoverde, Sertânia e Buíque. Vanessa Cândido, de 12 anos, e Vitor Santos, 10, são exemplos disso. Se não houvesse o trabalho da Fundação Terra, possivelmente não teriam onde estudar, uma vez que eles dependem do transporte escolar da instituição para buscá-los e levá-los todos os dias. Eles moram, no Sítio Xucurus, em Buíque, numa casa bem simples, de taipa, com quatro cômodos e a única renda que possuem é o Bolsa Família.

Vanessa e Vitor agora ficam o dia todo na escola, estudando no ensino integral, modelo implantado este ano pela Fundação Terra para oferecer uma melhor educação para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Em decorrência disso, a organização de Padre Airton Freire teve os custos operacionais dobrados devido à extensão das atividades e os custos com a manutenção. Segundo pesquisa do Laboratório de Pesquisa e Avaliação em Aprendizagem da Fundação Getúlio Vargas (LEARN/FGV), quem passa mais tempo na escola tem mais chances de ingressar no ensino superior têm 63% de chance de passar em um vestibular, enquanto quem se forma em instituições regulares tem 46% de chance.

Trata-se de mais um investimento no papel educacional e, para assegurá-lo, é necessário o apoio de pessoas que também acreditam na educação como importante instrumento de transformação social. “Uma educação integral e integralizada, ou seja, unindo conhecimento ao acompanhamento das famílias é indispensável para o sucesso de qualquer projeto político-educacional. É nessa intenção de mudar para integrar novos elementos de conhecimento que a formação faz da educação um dos seus principais componentes”, pontua padre Airton Freire.

A educação integral oferecida pela instituição aos meninos e às meninas vai muito além do currículo formal básico. Também visa despertar e fortalecer talentos em crianças e adolescentes em diversas áreas, como a música erudita, esportes e a dança, por exemplo. Com a renda obtida por meio da doação, a instituição também fará a aquisição de instrumentos para a Escola Sons da Terra, que dará origem à Orquestra Sons da Terra, projeto que busca estimular e proporcionar a vivência de crianças e adolescentes com a música clássica e erudita. Essa iniciativa também fará com que as crianças e os adolescentes possam desfrutar de uma infância saudável e feliz juntos às suas famílias, combatendo assim o trabalho infantil e gerando oportunidades de crescimento e transformação de vidas.

A campanha será realizada durante todo setembro, mês comemorativo do aniversário de 35 anos da Fundação Terra. As doações devem ser feitas por meio dos telefones, nos valores de R$ 5,00, R$ 10,00 ou R$ 15,00. Para doar valores maiores, o interessado poderá ligar mais vezes ou acessar o hotsite. As doações só podem ser feitas via telefone pós-pago ou fixo.

Os telefones para doação são:

0500 678 9005 para doar R$ 5,00

0500 678 9010 para doar R$ 10,00

0500 678 9015 para doar R$ 15,00

Sobre a Fundação Terra

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

No Ceará, a instituição atua em Maracanaú, no bairro Alto Alegre II, nas áreas da educação e do social. Além de atender crianças, adolescentes e jovens em vários projetos, a unidade mantém a Creche Pleno Viver, atendendo a 125 bebês e crianças por dia. No estado, em breve, a organização construirá uma unidade na região do Cariri, em Juazeiro do Norte.