ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
Voltar

Notícias

Fundação Terra comemora 35 anos com muita alegria

Por: Jéssika Bertani

Diversas atividades marcaram o último fim de semana na sede da Fundação Terra, em Arcoverde. Há três décadas e meia, Padre Airton fundava a instituição que mudou a realidade das famílias da antiga Rua do Lixo, hoje batizada de Rua Alfredo de Souza Padilha. A inspiração partiu de um apelo de sofrimento de uma criança durante uma missa celebrada na comunidade. De de lá pra cá, muitas foram as conquistas.
 
Os números impressionam: somente na área de educação, em 2018, foram atendidas 101 crianças nas creches da Pax Christi Schola, 125 crianças na Creche Pleno Viver, 208 crianças no pré-escolar, 129 crianças no ensino fundamental, 855 crianças e adolescentes nas atividades complementares, 329 certificadas nos cursos profissionalizantes. A Fundação atua ainda em outros dois setores: saúde e assistência social, realizando ações com objetivo de promover a cidadania e romper o ciclo de pobreza.

Para Padre Airton Freire, uma das conquistas mais marcantes foi a autopercepção dos indivíduos que compõem a comunidade. “O que antes era reciclar lixo, pois eles recolhiam lixo para reciclagem, tornou-se uma reciclagem de mentalidade. Essa foi a grande mudança que aconteceu. Havia uma palavra presa e essa palavra foi pronunciada, foi dita. E o dizer dessa palavra fez ato e transformou a realidade dessa comunidade”, afirmou o padre.

Na sua incansável luta pela promoção da igualdade social, hoje a Fundação Terra se faz presente em 35 municípios do interior de Pernambuco. Wellington Santana, superintendente da Fundação Terra, relata  que quando chegou tudo era muito improvisado. “Surgia uma demanda e nós resolvíamos”. Ele conta que Padre Airton tinha muitos projetos ousados e que muita gente não acreditava, como por exemplo, o Centro Especializado em Reabilitação Mens Sana.

O Mens Sana virou realidade, em 2012, quando tornou-se o primeiro centro de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual de Pernambuco, credenciado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Mens Sana atende, gratuitamente, pacientes que sejam moradores da região que abrange 35 municípios que compõem a VI Gerência Regional de Saúde (VI Geres) de Pernambuco. O centro oferece tratamento em fonoaudiologia, fisioterapia de solo e aquática, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, enfermagem, reabilitação visual e auditiva, além de acompanhamento médico especializado (ortopedista, neurologista e neuropediatra) e serviço social. 

No domingo (8), foi inaugurado o Centro Odontológico, projeto que faz parte do Complexo do Mens Sana, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE). Segundo Liege Nogueira, coordenadora do setor de Saúde da Fundação Terra, a parceria com a universidade já é antiga. Um exemplo é o Projeto “Resgatando o Sorriso”, que teve participação da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE) e professores da USP, UNESP e UFPE. “Eles vieram 5 anos consecutivos para atender a comunidade e traziam professores, profissionais e acadêmicos que atendiam junto com os nossos profissionais e também com a parceria da Secretaria de Saúde que disponibilizava uma Unidade Móvel de Odontologia”, ela conta.

A parceria continuou quando o campus de odontologia da universidade foi aberto, com atendimentos pontuais. O professor Humberto Vidal era coordenador do curso de Odontologia da UPE e agora assume a responsabilidade técnica do serviço de extensão no Centro Odontológico no Mens Sana. Segundo Vidal, esse convênio partiu “dessa ideia onde a universidade poderia fornecer não só material humano, como alguns equipamentos”. As instalações ficaram sob responsabilidade da Fundação Terra e a “universidade ficou de dar o apoio logístico dos equipamentos e de pessoal, envolvendo professores, alunos, funcionários”. A extensão estará dentro do currículo obrigatório do curso para garantir a sua continuidade.

As instalações contam com dois consultórios e um escovódromo, esse um ambiente para orientação da manutenção da higiene bucal de crianças jovens e adultos. Os atendimentos terão início em janeiro de 2020 e serão voltados ao atendimento da pessoa com deficiência. Esses pacientes demandam formas diferentes de fazer o acolhimento. Portanto, os alunos da UPE, desde o primeiro período, vão ter um contato multidisciplinar, com médicos, otorrinos, fonoaudiólogos, “para saber fazer esse acolhimento a essa pessoa com deficiência de forma mais tranquila, de forma mais harmônica, pra quando ele chegue ao atendimento com próprio paciente, ele já esteja enviesado”, explica Vidal.

E as comemorações fizeram jus à a trajetória da instituição. Foram realizados no sábado, 7 de setembro, um batizado coletivo com 40 crianças e na parte da tarde 17 noivos se casaram , durante duas missas realizadas pelo Padre Airton. No domingo, um bolo de 35 metros ocupou toda a extensão da quadra da Fundação, onde a comunidade, funcionários e o Padre se reuniram para cantar “Parabéns pra você” e em seguida degustar o bolo. Ainda duas importantes inaugurações foram entregues à população: melhorias nas instalações do Lar de Idosos Domus Christi que atende atualmente 20 idosos e a inauguração do C Amor – Centro de Apoio aos Moradores de Rua de Arcoverde. A iniciativa que já existia em Recife, chega agora a cidade para acolhimento da população em situação de rua, com atendimento voltado para as necessidades básicas desse público, garantindo a alimentação, evangelização e fortalecimento da cidadania. As atividade têm como foco ações socioeducativas e assistencial, como distribuição de alimentos, kits de higiene, realização de eventos, trabalho voluntário, encaminhamentos para atendimentos serviços públicos, entre outros. Atualmente a unidade do Recife atende em média 150 pessoas por dia.

Assegurando a continuidade e melhoria dos projetos, próximas ações estão previstas para a Fundação, como a campanha para custear os equipamentos para a Escola Sons da Terra que dará origem a orquestra Sons da Terra.  É possível obter mais informações sobre a campanha e como doar no site da Fundação Terra. Para os próximos 35 anos, muitas desafios e conquistas estão por vir. Segundo Padre Airton “é preciso ofertar o ensino profissionalizante e uma saúde que seja mais preventiva do que curativa.” 
Sobre a Fundação Terra

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

No Ceará, a instituição atua em Maracanaú, no bairro Alto Alegre II, nas áreas da educação e do social. Além de atender crianças, adolescentes e jovens em vários projetos, a unidade mantém a Creche Pleno Viver, atendendo a 125 bebês e crianças por dia. No estado, em breve, a organização construirá uma unidade na região do Cariri, em Juazeiro do Norte.