​Fundação Terra abre inscrições para o projeto SerTão Artista e Cultural
Projeto irá promover oficinas para crianças, adolescentes e jovens em seis linguagens de cultura popular regional

Por: Jéssika Betânia

Promovido pela Fundação Terra, o projeto SerTão Artista e Cultural abre inscrições para atender 200 crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social residentes nas áreas urbana e rural de Arcoverde. As oficinas serão ministradas sede da instituição, no bairro de São Cristóvão, e também na Pax Christi Schola, na área rural de Arcoverde.

A iniciativa tem o objetivo de valorizar, preservar e difundir as manifestações artísticas e expressões culturais locais e regionais. O projeto terá duração de 1 ano e desenvolverá atividades nas áreas de cultura popular mais expressivas da região: brincadeira de boi, teatro de bonecos, samba de coco, maracatu, literatura de cordel e dança. A iniciativa conta com o patrocínio da Funarte.

Sobre a Fundação Terra
Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

No Ceará, a instituição atua em Maracanaú, no bairro Alto Alegre II, nas áreas da educação e do social. Além de atender crianças, adolescentes e jovens em vários projetos, a unidade mantém a Creche Pleno Viver, atendendo a 125 bebês e crianças por dia. No estado, em breve, a organização construirá uma unidade na região do Cariri, em Juazeiro do Norte.

SERVIÇO:
Duração do Projeto: 12 meses
Término do Projeto: Agosto de 2020
Quantidade de vagas: 200
Faixa etária: a partir de 7 anos
Documentos: RG e CPF do responsável, comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG e CPF do participante
Local de Inscrição: Sede da Fundação Terra, em Arcoverde
Mais informações: (87) 3822-1826