ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
Voltar

Notícias

​Em seminário, Fundação Terra e ONU discutem a redução da violência e da fome
Evento contará com a participação de personalidades locais e nacionais. Será realizado, dia 26 de setembro, no JCPM Trade Center

O mundo passa por constantes evoluções, dando grandes passos em várias áreas na busca por soluções primordiais para a humanidade, sobretudo na tecnologia, na ciência e na medicina. No entanto, pouco avançou em áreas tão sensíveis e fundamentais para os seres humanos, como o combate à fome, a extinção da pobreza e a redução da violência. É com essa reflexão que a Fundação Terra, em parceria com ao Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU), reunirá personalidades locais e nacionais no Seminário Mulheres da Terra, no dia 26 de setembro, das 14h às 18h, no auditório do JCPM Trade Center, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio da página especial.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) divulgou um relatório apontando que a fome e a pobreza ainda são resistentes dentro de países da América Latina e Caribe. O Nordeste brasileiro foi citado pela agência da ONU como exemplo de região que sofre com esses problemas, apesar dos avanços econômicos e sociais do Brasil. Diante disso, a Fundação Terra tem consolidado um importante legado na promoção de direitos humanos para os mais pobres, há 35 anos, atuando em Pernambuco e no Ceará.

A instituição de Padre Airton Freire e o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA-ONU) irão reunir vários especialistas em um encontro que discutirá soluções de temas tão pertinentes da nossa sociedade, como o combate à violência e a extinção da pobreza, por exemplo, com cases de sucesso e o seus impactos sustentáveis. O evento será todo promovido por mulheres que têm impactado positivamente desde os seus espaços, como a economista Tânia Bacelar; a diretora da Globo Nordeste, Jô Mazzarolo; a vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia; a oficial de Programas do PMA- ONU, Yasmim Wakimoto; e também a cantora Fafá de Belém. A mediação será feita pela jornalista Bianka Carvalho. A abertura será feita pelo Padre Airton Freire, presidente instituidor da Fundação Terra, e por Daniel Balaban, diretor do Programa Mundial de Alimentos-ONU.

Esse evento encerra a programação comemorativa do aniversário de 35 anos da Fundação Terra. Ao longo dessas três décadas e meia, a organização tem realizado ações que hoje são chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global estabelecida entre 193 países, inclusive com a participação do Brasil. Dos 17 ODS, a Fundação Terra realiza ações relacionadas a 10 deles. Por ano, a instituição atende a mais de 24 mil pessoas em três áreas de atuação: educação, saúde e promoção social.

Sobre a Fundação Terra

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

No Ceará, a instituição atua em Maracanaú, no bairro Alto Alegre II, nas áreas da educação e do social. Além de atender crianças, adolescentes e jovens em vários projetos, a unidade mantém a Creche Pleno Viver, atendendo a 125 bebês e crianças por dia. No estado, em breve, a organização construirá uma unidade na região do Cariri, em Juazeiro do Norte.

Serviço:

Seminário Mulheres da Terra
Quando: 26 de setembro
Horário: 14h às 18h
Onde: JCPM Trade Center
Informações: www.fundacaoterra.org.br