ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
Voltar

Notícias

Dia dos Avós: Um amor sem fronteiras
No mês de homenagem aos Avós, celebrado no dia 26 de julho, trazemos a história dessa relação distante que as separam, porém tão próximas em seus corações.


"É meu xodó". É assim que Divina Lopes, mais conhecida como Dona Diva, de 75 anos, descreve o amor pela sua neta, a pequena Luiza Feitosa, 5 anos. Ela é uma das residentes da Domus Christi, instituição de longa permanência para idosos mantida pela Fundação Terra, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. E a pequena Luiza, no Rio de Janeiro, onde mora com os pais. Neste mês de homenagem aos Avós, celebrado no dia 26 de julho, trazemos a história dessa relação distante que as separam, porém tão próximas em seus corações.

Dona Diva está na Domus Christi desde 2016, ano em que veio morar na casa da família da nora, em Arcoverde. E lembra sobre o motivo que o filho a fez mudar para o Sertão de Pernambuco. “Era muito hiperativa no Rio de Janeiro”. Antes de residir na Domus, trabalhou como professora e em escritório de contabilidade. Também aprendeu macramé - técnica manual de tecer fios - e artesanato, habilidades que a faz ganhar um “trocadinho”. “Com o dinheiro, pinto minhas unhas e ajeito meu cabelo”, festeja. E se orgulha de ter aprendido o básico de três idiomas: inglês, espanhol e francês.

Mesmo distante da família, que geralmente a visita uma vez por ano, Divina recorda das boas lembranças de quando morava no Rio. “Os pais saíam e deixavam comigo. Eu adorava cuidar da minha Lulu. Quando ela vem me visitar, vou para casa da família da minha nora, e fazemos uma festa”, lembra.