​Crianças e adolescentes da Fundação Terra vencem Campeonato Cearense de Jiu-Jitsu
Torneiro aconteceu, nesse domingo (4), no estádio do Colégio Piamarta, em Fortaleza. Projeto social da instituição busca romper cultura de violência no Alto Alegre II, em Maracanaú

Sete crianças atendidas pela Fundação Terra, situada no bairro Alto Alegre II, em Maracanaú, participaram do Campeonato Cearense de Jiu-Jitsu. Dos sete competidores, três subiram ao pódio e receberam medalhas de ouro, prata e bronze. O campeonato aconteceu, nesse domingo (4), no Ginásio Padre Felice, do Colégio Piamarta, na capital cearense.

Letícia Prudêncio de Freitas levou a medalha de ouro, disputando na categoria Infantil A 8 e 9 Fem Branca-Cinza Super-Pesado, -38,5kg. Já Francisco Iarley Freitas, o Joãozinho, levou prata no Infantil A 8 e 9 Masc Branca-Cinza Médio, -35,5 Kg. Enquanto Grazielly Antonia Coelho levou o terceiro lugar no Inf Juvenil A 12 13 Fem Branca Pesadíssimo, +51 Kg.

O projeto de jiu-jitsu visa garantir atividades físicas e de lazer de qualidade, contribuindo com o desenvolvimento humano, esportivo e melhoramento da qualidade de vida. Nessa modalidade esportiva, a Fundação Terra Maracanaú atende 45 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, através de doações e do projeto Transformando Vidas, aprovado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). As atividades são realizadas de segunda a quinta-feira e ministradas pelo professor faixa-preta de jiu-jitsu, Daniel Melo, desde agosto de 2017.

A instituição filantrópica de Padre Airton Freire mantém o Centro de Convivência Renatus, projeto social que busca romper a cultura da violência entre os adolescentes e os jovens por meio de atividades culturais, esportivas e de lazer. Só para ter uma ideia, segundo o Atlas da Violência, pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta segunda-feira (05/08), Maracanaú foi a cidade com o maior índice de homicídios registrados no Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Sobre a Fundação Terra

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

No Ceará, a instituição atua em Maracanaú, no bairro Alto Alegre II, nas áreas da educação e do social. Além de atender crianças, adolescentes e jovens em vários projetos, a unidade mantém a Creche Pleno Viver, atendendo a 125 bebês e crianças por dia. No estado, em breve, a organização construirá uma unidade na região do Cariri, em Juazeiro do Norte.