Colônia de Férias com ações educativas e de lazer para crianças e adolescente
As oficinas, realizadas em parceria com o projeto Criança Esperança, seguem até o dia 26 de julho; encontro acontece na sede da instituição, em Arcoverde (PE)

Histórias contadas, gincanas, brincadeiras populares e sessões de filmes são algumas das várias oficinas recreativas de férias promovidas pela Fundação Terra, na sede em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. As atividades, realizadas em parceria com o projeto Criança Esperança, seguem até o dia 26 de julho. A iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão social de crianças e adolescentes, na faixa etária de 5 a 17 anos, por meio do fortalecimento da cultura popular local e regional.

A programação começa logo cedo, às 9h, e se estende até as 15h30. Ao longo do dia, meninos e meninas da comunidade da antiga Rua do Lixo, no bairro São Cristóvão, participam de várias atividades multidisciplinar capazes de estimular a visão social, educacional e cultural. E, para nortear as ações, o projeto conta com 12 profissionais, sendo dois monitores, cinco arte-educadores, quatro educadores sociais e um assistente social.

A coordenadora do setor Social, Luciana Karla, explica que, mesmo em período de férias escolar, as oficinas recreativas são promovidas para fortalecer a visão educativa-cultural nas crianças e nos adolescentes da comunidade local atendida. "A nossa colônia tem a proposta de afastar as crianças e os adolescentes das ruas e do trabalho infantil por meio de ações culturais, educativas e de lazer", frisa. Já coordenadora pedagógica, Cenir Ferreira, ressalta a importância do projeto. “Trabalhamos para que as crianças fortaleçam os laços com as culturais locais e regionais”, completa.