Notícias

Padre Airton ministra palestra sobre a Virtude Cardeal da Justiça, no Recife e em Fortaleza
Primeiro encontro sobre o tema acontece no Teatro RioMar Recife, no dia 30 de agosto. No dia 14 de setembro, é a vez do RioMar Fortaleza sediar a palestra
16/08/2017

A constante busca do equilíbrio, de desejar o que lhe é merecido e de reconhecer igualmente o que é devido aos outros. Essa é a base da Virtude Cardeal da Justiça, tema da palestra que Padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, ministra no dia 30 de agosto no Teatro RioMar Recife, e no dia 14 de setembro no RioMar Fortaleza, sempre às 20h. O evento faz parte de uma série de conferências que o religioso tem feito ao longo de 2017 sobre as quatro virtudes cardeais.

Para diversos pensadores e teólogos, a Justiça está no cerne do cristianismo. Não existe amor ao próximo sem o sentimento de igualdade, de respeito aos direitos do outro, sem a compreensão de que todos merecem viver com dignidade. Para o filósofo grego Platão, a Justiça é a maior das quatro Virtudes Cardeais, pois sem ela não se pode alcançar Fortaleza (força), Prudência (sabedoria) ou Temperança (moderação).

São Jerônimo, considerado um dos doutores da Igreja Católica, afirma que se deve ter “fome e sede de justiça, amar e buscar com todas as forças aquilo que torna justo o homem diante de Deus”. É da justiça que brota a paz e sem ela nem o amor é possível. É ainda a virtude da vida comunitária e social, que se rege pelo respeito à igualdade da dignidade humana. Os preceitos cristãos e a doutrina religiosa pontuam ainda que, diante de um pecado contra a Justiça, arrependimento e confissão não bastam: o dano causado deve ser reparado, o que foi tomado deve ser restituído, o mal feito deve ser corrigido. Só assim pode-se expiar a injustiça.

PADRE AIRTON

Criador da Fundação Terra, em Arcoverde, Padre Airton elaborou um sólido programa de formação, cristã e filosófica, para aqueles que acompanham suas palestras com assiduidade. Depois abordar, em 2016, as Virtudes Teologais (Fé, Esperança e Amor), que tratam da ligação do homem a Deus, as apresentações se concentram agora em valores morais, que dizem respeito à correta relação entre os homens. A ideia dos encontros é mostrar que a nossa forma de agir e atuar na sociedade também se reflete na conexão com a divindade.

Além de atrair pessoas interessadas no pensamento religioso, filosófico e humanístico do Padre Airton Freire, as palestras ministradas por ele têm, igualmente, forte apelo social. A renda arrecadada com a venda de ingressos é revertida para as obras sociais da Fundação Terra, com duas unidades, uma em Arcoverde (PE) outra em Maracanaú (CE).

Juntas, elas atendem cerca de mil crianças diariamente, em escolas e creches que oferecem educação, alimentação, material escolar e fardamento, além de atividades extracurriculares. A instituição ainda mantém abrigos para idosos; casas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; cursos profissionalizantes; atendimento social, doação de casas e alimentos, entre muitas outras atividades.

Informações sobre a palestra do Recife

Palestra beneficente com Padre Airton Freire
Tema: Virtudes Cardeais - A Justiça  
Data: 30 de agosto, no Teatro RioMar Recife
Horário: 20h (recomenda-se chegar uma hora antes)
Ingressos: R$ 50
Vendas: Bilheteria do Teatro RioMar; Lück Viagens, Pina (fone: 3366.6222) e GCM Representações, no Parnamirim (fone: 3442.2885)
Informações sobre a palestra na bilheteria do teatro ou pelo telefone: (81) 98204.5845

 

Compartilhe
Arcoverde

Rua Alfredo de Souza Padilha, nº 532,
São Cristovão, Arcoverde, Pernambuco.
Fones: (87) 3321-1150 / (87) 3821 - 1542
adm.captacao@fundacaoterra.org.br

Maracanaú

Rua Seis, 2055, bairro Alto Alegre II, Maracanaú, Ceará.
Fones: (85) 3296 - 3600 / (87) 9991 - 9027 (Vivo)
fundacaoterram@gmail.org.br

Recife

Rua João de Deus, 213, Torre, Recife,
Pernambuco. Fones: (81) 3227 - 5731
cap.rec@terra.com.br

© 2014 Portal da Terra - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.658.530/0001-00.