Criador do método Body Mind Talk ministra oficina em Arcoverde
O brasileiro-dinamarquês Nehemias Tavares apresenta seu programa de cura na Casa de Retiros, com renda revertida para a Fundação Terra
09/10/2017

Body Mind Talk: um caminho para a cura

Psicólogo brasileiro-dinamarquês Nehemias Tavares, criador do método Body Mind Talk, ministra oficina em Pernambuco

Enquanto a medicina e a psicologia ocidentais operam em campos fechados e têm dificuldade para enxergar o paciente como um sistema integrado corpo-mente, o psicólogo brasileiro-dinamarquês Nehemias Tavares vem revolucionando os mecanismos de cura por meio de um método chamado “Body Mind Talk”, que utiliza diversas ferramentas e terapias para tratar o corpo e a mente dos indivíduos como uma estrutura una e inseparável. A partir do conhecimento acumulado em mais de 30 anos de experiência, ele desenvolveu uma técnica única de tratamento, que ativa pontos energéticos no corpo e na mente. Em janeiro de 2018, o professor Nehemias ministra uma oficina do método Body Mind Talk durante um retiro de cinco dias, em Arcoverde. Parte da renda será revertida para a Fundação Terra.

Formado em psicologia (Instituto Brasileiro de Relações Humanas - RJ), Nehemias fez especializações em diversas áreas, como medicina (Universidade de Copenhague), psicanálise (Folk Universitet - Dinamarca), homeopatia (Danplus Skolen - Dinamarca), florais de Bach e medicina chinesa (Holistik Institut - Dinamarca), entre outros cursos. Essa formação sólida e diversificada permitiu ao psicólogo alcançar uma visão ampla sobre a formação de sintomas e doenças no corpo humano, relacionando o aparecimento de patologias a mecanismos psíquicos.

Um dos diferenciais do método desenvolvido por Nehemias Tavares está em manter o foco do projeto amplamente voltado para exercícios práticos. Durante os cinco dias de trabalho imersivo, os alunos vão aprender as técnicas aplicando os conhecimentos em si mesmos e nos colegas da oficina. A teoria ministrada é o mínimo necessário para apoiar as atividades. Essa dinâmica de treinamento tem se mostrado bastante eficaz. Além de ministrar cursos e oficinas sobre o Body Mind Talk, o terapeuta também utiliza o sistema no Instituto de Psicossomática Aplicada, fundado por ele em Copenhague, onde mora há 40 anos.

Durante a oficina, os alunos poderão utilizar técnicas provenientes tanto da psicologia clássica, como da terapia holotrópica, cinesiologia e da bioenergética, entre outras correntes de tratamento. Para o professor Nehemias, tanto os terapeutas quanto os pacientes devem reconhecer que “a causa de todo o sofrimento é o trauma (sentimento negativo) congelado e reprimido no corpo”. De acordo com o terapeuta, esse processo leva à “fixação de traumas”, que geram energias negativas e são transformados em doenças.

Segundo o método Nehemias, a cura plena pode ser obtida pela ressignificação dessa energia negativa acumulada no corpo. Para isso, o professor ensina, passo a passo, 1) como compreender de que forma o corpo codifica essas memórias traumáticas; 2) como identificar a presença das memórias traumáticas, manifestada pela doença ou pelos comportamentos prejudiciais; 3) e como decodificá-las, para que os traumas sejam então destravados e possam ser liberados do organismo ou da mente.

“Se o código é conhecido, é possível decodificar os sinais das doenças e dos comportamentos acessando as chaves do inconsciente. Esse processo nos aponta os caminhos para uma abordagem rápida dos sintomas em busca da definição do tratamento”, explica Nehemias. Segundo o terapeuta, o método reduz de forma muito significativa o tempo do processo terapêutico. “Em minutos, pode-se acessar memórias que levariam meses ou anos para serem identificadas numa terapia convencional”, compara.

“Os órgãos também guardam energias negativas que provocam doenças. Quando aprendemos a dissolver essas energias, o próprio corpo se cura.”
Nehemias Tavares

Mind Body Talk

Algumas abordagens da oficina:

• Aprender a identificar e modificar a repetição de comportamentos que foram fixados no corpo. São padrões adquiridos com a culpa, o medo, dor, crenças, mecanismos de controle e outros sentimentos, induzidos pela cultura ou pela sociedade, que debilitam o organismo.

• Ensina a dissolver fixações e trabalhar as formações terapêuticas negativas  (reações). Com poucas horas de trabalho, a pessoa pode se transformar e se curar.

• Trabalha com as personalidades arquetípicas da psicologia junguiana. Modelos de comportamentos baseados nos mitos estão presentes em todas as pessoas através do inconsciente coletivo. Por meio da ativação de centros energéticos (chakras), pode-se equilibrar esse padrões, amenizando traços de caráter negativos e desbloqueando potenciais latentes que estavam adormecidos.

Áreas de interesse

Saúde: primeiros-socorros, traumas, gravidez e parto

Psicologia e Psiquiatria: problemas emocionais e psicossomáticos, estresse pós-traumático, crises

Pedagogia: identificar e tratar distúrbios de aprendizagem e comportamento