Fundação Terra lança a campanha Doação Sem Dor
Evento em parceria com a Fiepe e o CRC vai explicar como funciona a destinação de parte do Imposto de Renda para a Fundação Terra
02/03/2017

Já pensou se você pudesse aplicar seu Imposto de Renda em escolas e creches de qualidade e na educação de centenas de crianças? Através do programa Doação Sem Dor, da Fundação Terra, você pode! Esse é o mote da campanha que a instituição lança na próxima quarta-feira, 8 de março, num café da manhã para empresários, contadores, auditores e pessoas interessadas em conhecer mais sobre o projeto. O evento é promovido em parceria com a Fiepe e o Conselho Regional de Contabilidade, com apoio da Fecomercio e do Ibracon. Padre Airton fará a abertura do café da manhã.

A legislação brasileira permite que pessoas físicas transformem uma parte do valor a ser pago para o Leão em doações para projetos sociais. Por esse mecanismo, pessoas físicas podem doar de 3% a 6% do imposto devido. Com isso, o cidadão não deixa de recolher o IR, e também não paga nenhum centavo a mais, mas tem a liberdade de escolher onde investir o dinheiro. Uma parcela pode ser destinada para instituições que desenvolvem um trabalho sério e responsável, voltado para a melhoria de vida de milhares de pessoas. Os valores são arrecadados via Conselho da Criança e do Adolescente de Arcoverde e integralmente aplicados em ações que beneficiam a parcela da população de 0 a 17 anos. Também é possível doar para projetos que cuidam do abrigamento de idosos, via Conselho do Idoso de Arcoverde.

Criada pelo Padre Airton Freire, em Arcoverde, a Fundação Terra mantém escolas e creches para mil crianças, além de quatro casas de semi-internato para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As unidades funcionam tanto na Comunidade da Rua do Lixo, em Arcoverde, onde está localizada a sede da instituição; quanto no distrito de Umburanas, situada na zona rural, entre os municípios de Arcoverde, Sertânia e Buíque.

Em Arcoverde, a instituição também gere um abrigo para idosos acima de 60 anos, o Domus Christi. O espaço oferece moradia, alimentação e cuidados médicos, contando ainda com uma sala para sessões diárias de fisioterapia. Também são programadas visitas de integração com a sociedade, além de outros eventos que movimentam a rotina do abrigo, para que os residentes se sintam ativos e acolhidos.

Palestras

Para informar melhor sobre o modelo de doação via Imposto de Renda, foram programadas algumas palestras rápidas, que explicam como é simples fazer a doação, além de todos os benefícios do programa, tanto para quem doa quanto para as instituições beneficiadas.

Uma das apresentações será ministrada pelo delegado da Receita Federal em Caruaru, Luiz Gonzaga Ventura Leite Júnior, que fala sobre “A Doação por Incentivo Fiscal na Perspectiva da Receita Federal”. De acordo com o delegado, a isenção fiscal é um benefício a que o contribuinte tem direito e que precisa ser conhecido. “Informar sobre a justiça fiscal faz parte do programa de educação fiscal da Receita. No caso da doação via Fundo da Infância e da Adolescência, o mais importante é que o cidadão pode escolher onde será aplicada uma parte dos recursos do seu imposto devido”, comenta.

“É importante destacar que esse dinheiro já está pago, já está no caixa do Governo Federal. O contribuinte apenas opta por destinar para alguma obra na qual ele confia. É muito bom quando a destinação pode ser feita para uma instituição como a Fundação Terra, em que a aplicação do dinheiro pode ser vista com resultados efetivos”, destaca o delegado da Receita Federal.

Outro palestrante do evento será o contador Davi Cavalcanti, que trabalha na área de contabilidade e controladoria em uma empresa privada. Davi fala sobre o programa Doação Sem Dor para Pessoas Jurídicas, explicando todos os recursos disponíveis na legislação para que as empresas possam encaminhar parte do montante devido ao IR para a Fundação Terra.

“Há duas modalidades principais, ambas sobre o Lucro Real. Na primeira, pode-se doar 1% do IR devido; na outra, pode-se fazer uma doação sobre Lucro Operacional Bruto, registrando-se como Despesa Dedutível, o que reduz a Base de Cálculo do Imposto de Renda a ser pago. Nos dois casos, a empresa sai ganhando também, ao associar sua imagem a uma obra tão positiva quanto a Fundação Terra”, destrincha Davi Cavalcanti.

8h30 - Café da manhã

9h - Abertura do evento, com Padre Airton Freire, José Campos (do Conselho Regional de Contabilidade - PE) e Ricardo Essinger (da Fiepe)

9h20 - Início das palestras

10h15 - Encerramento

Palestrantes

Luiz Gonzaga Ventura Leite Júnior - Delegado da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Caruaru (PE). Tema: A Doação por Incentivo Fiscal na Receita Federal.

Solange Ribeiro - Presidente do Grupo Neoenergia. Tema: A Relevância Social da Doação Sem Dor desde a Perspectiva da Pessoa Física.

Davi Cavalcanti - Contador que atua na área de controladoria em empresa privada. Tema: Doação Sem Dor para Pessoa Jurídica

Débora Melo - Contadora da Fundação Terra. Tema: Doação Sem Dor para Pessoa Física

Clique no documento abaixo e veja o passo a passo de como fazer a doação para pessoas físicas: