Grupos da Terra

"Nós, Grupos da Terra, só seremos reconhecidos depois que formos conhecidos. E só seremos conhecidos depois que existirmos. Nós só seremos reconhecidos quando formos; quando revelarmos a Face de Cristo." (Pe. Airton Freire - III Retiro dos Grupos da Terra, Arcoverde/PE em 09/Janeiro/2009)

Carissimos Grupos da Terra

Por que o nome Grupos da Terra?

Porque nós somos aqueles que buscam fazer na Terra a vontade do Pai que está nos céus.

Estamos plantando o que outras gerações cuidarão. Que nossa espiritualidade atravesse milênios. E isso acontecerá se ela estiver em Cristo. “Como a da águia, a sua juventude se renova” (Salmo 102, 5).

Qual a nossa Espiritualidade?

Uma espiritualidade que seja, no mundo, um sinal do amor misericordioso de Deus, em suas mais diversas formas, é a nossa espiritualidade. Esta é a nossa identidade e, por ela, seremos reconhecidos.

Na espiritualidade dos Grupos da Terra nós temos os pés no chão e os olhos no alto.

Ser fiel no pouco. Isso é da nossa espiritualidade. Somos provados para sermos aprovados. “Servo bom e fiel, Deus te dará o governo de dez cidades” (Lc 19, 17).

Transparência, colegialidade e eficiência: são nesses três pontos que está fundamentada a nossa espiritualidade.

Para nós, Grupos da Terra, não pode faltar espiritualidade, formação e um plano de ação.

A que viemos?

Viemos para servir e isso dá razão a nossa vida, ao nosso existir.

Porque em Cristo fomos reconciliados, somos servos da Divina Misericórdia, servos por amor; e qualquer ação que tivermos no mundo há de expressar a gênese de nossa unidade e identidade. “E a nossa união é com o Pai e com o Filho” (cf. I Jo 1, 3), ponto inaugural de nossa união uns com os outros. Unidos uns aos outros “pela mesma fé, pelo mesmo batismo e pelo mesmo Senhor” (cf. Ef 4, 5) nós daremos ao mundo testemunho da unidade.

Precisamos conhecer a raiz da nossa motivação. A motivação é a causa causante (causa primeira) e o motivo é a causa causada. Motivo e motivação são coisas diferentes. Ou eu estou, na verdade, servindo a Deus ou eu estou querendo aparecer. Não se esqueçam que de concessão em concessão muda-se rumo e direção.

E nosso carisma?

Revelar o Pai, como Cristo nos revelou, segundo as necessidades do tempo.

Nosso carisma consiste em revelar o Pai como Cristo nos revelou e cada um viver a unidade do carisma com os talentos que lhes tenham sido confiados, ficando atentos às necessidades do tempo, em nosso espaço, neste mundo, lugar de onde os apelos nos têm chegado. Esses apelos chegam e nos alcançam em diversos estados de vida: leigo, religioso ou consagrado. De cada um, segundo suas possibilidades e especificidade; para cada um, segundo suas necessidades. Nisto, embora muitos, seremos muitos e, em tudo, o Pai será glorificado.

Nós temos missões diferentes, mas formamos um só carisma.

Nós estamos traduzindo pelos Grupos da Terra o que já é vivido pela Igreja inteira.